Descolonizar Mentes – por Joel Zito Araújo

Socializando um artigo que publiquei no O GLOBO sobre a ação de um juiz do Maranhão que tenta inviabilizar o edital do MinC para cultura negra.

Joel Zito Araújo – cineasta

Uma sociedade deve buscar medidas especiais para resolver suas desigualdades históricas profundas? O Congresso Brasileiro ao aprovar o Estatuto da Igualdade Racial considerou que sim. O STF, ao julgar como legítimauma política de cotas para a inclusão de negros, índios e estudantes oriundos da escola pública na universidade pública brasileira, também considerou que sim.

Mas, um juiz de uma das regiões mais desiguais do país, o Estado do Maranhão, desconsidera estas conquistas recentes e tenta dar um passo atrás. É necessário refletir o quanto uma atitude como esta afeta o país como um todo, além de frustrar a enorme demanda reprimida de projetos afro-culturais que explodiu em mais de duas mil inscrições para o edital do MinC que este juiztenta inviabilizar.

Como desconsiderar que vivemos em um Brasil que tem uma representação audiovisual tão distorcida de si mesmo, onde um terço das telenovelas produzidas, em meio século de sua história, não trouxe nenhum negro, e só muito recentemente começamos a ver atores afrodescendentes incorporados como belos e como protagonistas?

Por que setores da sociedade brasileira, uma espécie de Brasil profundo e arcaico,recusam-se averque o país tem de transformar-se para manter-seno posto de uma das seis maiores economias do planeta, e para isso precisa criar ambientes de diversidade para preparar profissionais que irão representá-lo em suas necessidades globais de comércio e trocas diversas?

Considero que o edital do MinC é uma das pedras fundamentais que estão ajudando a erguer um novo país. O MinC, muito além de assegurar que uns poucos milhões de reaispossam alimentar a nossa produção culturalcom narrativas diversasdo que estamos acostumados, irá ajudar a preparar quadros para o mercado audiovisual tão carente de profissionais afrodescendentes.

Devemos aplaudir o MinC por buscar medidas positivas para assegurar algum equilíbrio diante de umaprodução audiovisual massiva que historicamente escolheu o segmento brancopara representar o ser humano, o luxo, a beleza e a inteligência.É hora de descolonizar nossas mentes.

*Publicado no Jornal O Globo

Produtores culturais negros se reúnem em repúdio a decisão que suspendeu ditais para criadores negro

+ sobre o tema

O Golpe Branco do Parlamentarismo de Fato

Antes da crise que está nos jornais, há a...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Cavalcante: Comissão de Direitos Humanos apura pedofilia

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, por...

para lembrar

Oscar refletiu as transformações da sociedade americana, por Joel Zito Araujo

Premiação consagrou não só a diversidade de raça, mas...

Joel Zito Araujo: Documentário Raça

O diretor Joel Zito Araújo ("A Negação do Brasil")...

Cineasta Joel Zito Araújo avalia que mídia tradicional é injusta no debate racial

Passados 125 anos da lei que libertou africanos e...

Cineasta aponta racismo nas produções brasileiras

Declaração de Joel Zito Araújo foi baseada em estudo...

Joel Zito de Araújo

Joelzito Almeida de Araújo (Nanuque, Minas Gerais, 1954). Diretor, roteirista, escritor e pesquisador. É tido como um dos responsáveis pela implantação do chamado cinema...

Programa Nação traz cinema negro e Joel Zito

Por Douglas Belchior Na próxima sexta feira teremos mais um Programa Nação, apresentado pela jornalista Fernanda Carvalho. No finalzinho de Junho/13, na gravação do programa Na Moral, que debateu – só que não –...
-+=