Desmond Tutu: Mandela segue unindo África do Sul apesar de seu estado

Enviado por / FonteDo Terra

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela continua “unindo a nação” apesar de estar internado em estado crítico, afirmou neste domingo o arcebispo emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu.

“Mesmo na situação delicada em que se encontra no hospital, Madiba – como o ex-presidente é conhecido em seu país – está voltando a unir a nação, desta vez nas orações”, disse Tutu, 81 anos, na inauguração de uma exposição sobre Mandela na Cidade do Cabo, no sudoeste da África do Sul.

“Não viemos aqui para lamentar, mas para lembrar os nossos melhores momentos. Viemos para honrar” Mandela, acrescentou Tutu, que foi, junto com Madiba, um dos líderes mais emblemáticos da luta contra o apartheid sul-africano.

Tutu, Nobel da Paz por seu compromisso com os direitos humanos, assim como o ex-presidente, agradeceu a Deus pela “pessoa incrível” que Mandela é. “Rezamos por seu bem-estar e dignidade”, disse o religioso, citado pelo serviço de notícias do governo sul-africano.

Presente também na inauguração da exposição, o ministro do Planejamento sul-africano, Trevor Manuel, repassou seus tempos no gabinete presidido por Mandela ao lembrar que o líder se comportava mais “como um pai dando conselhos” do que como um presidente dando ordens a seus ministros.

“Construir a nação era o objetivo que o fazia acordar de manhã todos os dias”, acrescentou Manuel, que louvou também o compromisso do Mandela presidente contra o sexismo e o racismo.

Organizada pela Prefeitura da Cidade do Cabo, a exposição relembra o legado de Mandela através de fotografias históricas da trajetória política e pessoal do pai da democracia multirracial sul-africana.

Aos 94 anos, Nelson Mandela passou hoje seu oitavo dia em estado crítico. Mandela foi hospitalizado no dia 8 de junho em um hospital de Pretória após sofrer recaída de uma infecção pulmonar.

Madiba recebeu também neste fim de semana a homenagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que encerra hoje uma visita oficial de dois dias à África do Sul. Obama visitou hoje a ilha e prisão Robben Island, onde Mandela esteve preso durante 18 anos.

 

 

+ sobre o tema

Chucho Garcia: Tendiendo un puente con África

Fonte: Diario La Voz - Lista de Discriminação Racial...

Gustavo de Lacerda: o criador da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

“o jornalismo, entre nós, não é uma profissão: ou é...

Sessão Solene homenageia mestres da capoeira de Mato Grosso do Sul

Os mestres de capoeira do Estado serão homenageados na...

Café para três

“Sem sombra de dúvidas, ele é muito bonito”, foi...

para lembrar

“Black Barbie” é destaque na Revista Raça deste mês

A boneca Barbie é admirada por sua beleza e...

13 de Maio: Alexandre Braga – A segunda abolição

A segunda abolição O Brasil não foi o último país...

Black Friday um HQ sobre o negro no Brasil e no mundo, por Robson Moura

Sou Robson Moura, trabalho há mais de vinte anos...
spot_imgspot_img

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...

iAMO lança seu programa de residência artística audiovisual durante Festival de Cannes

O Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), presidido pela cineasta Viviane Ferreira, anuncia na sexta-feira, 17 de maio, o lançamento do seu Programa de...

‘Está começando a segunda parte do inferno’, diz líder quilombola do RS

"Está começando a segunda parte do inferno", com esta frase, Jamaica Machado, líder do Quilombo dos Machado, de Porto Alegre, resumiu, com certo desânimo, a nova...
-+=