No dia 2 de outubro, a sede de Geledés — Instituto da Mulher Negra recebe a antropóloga norte-americana Christen Smith, que apresentará seus estudos sobre a obra de Beatriz Nascimento, historiadora e ativista do movimento negro brasileiro. A atividade integra o projeto “Raça na tessitura das dinâmicas do trabalho e da educação: tramas, alterações e desafios para o campo da pesquisa e demandas de políticas públicas”, realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Fundação Tide Setúbal.
Christen Smith é coautora de “A dialética está no mar: o pensamento radical negro de Beatriz Nascimento”, de 2023, primeiro livro a traduzir para o inglês os escritos da acadêmica negra Beatriz Nascimento. A obra faz parte de uma iniciativa fundada pela antropóloga, a Cite Black Women, que conscientiza sobre a produção intelectual de mulheres negras dentro e fora da academia.
Feminista negra, Christen Smith é docente associada de Antropologia e Estudos Negros da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde ministra aulas sobre antropologia da diáspora africana; gênero, raça, violência e corporeidade; feminismos negros globais; e violência, trauma e memória.
Suas pesquisas envolvem as políticas transnacionais e de gênero da violência estatal contra negros no Brasil e nas Américas e as contribuições intelectuais de mulheres negras para as Américas, especialmente relacionadas ao feminismo negro.
Serviço
Diálogo Geledés: A produção de Beatriz Nascimento com a Profª Christen Smith
2 de outubro, das 15h às 20h
Auditório de Geledés (Rua Santa Isabel, 137 – 4º andar)