Diversidade na Educação Reflexões e Experiências

O presente livro, publicado originalmente no Brasil pela Unesco, reúne relatos, análises e descrições de políticas públicas apresentadas durante o Seminário Internacional Educação na Diversidade.

Experiências e Desafi os da Educação Intercultural Bilíngüe, realizado na Cidade do México, em junho de 2003. Nele são apresentadas experiências de políticas educacionais dirigidas a povos indígenas em toda a América Latina, especialmente nos países de língua espanhola.

Além de complementar o livro Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias, volume 9 da Coleção Educação para Todos, que relata experiências semelhantes realizadas no Brasil, e tem por objetivo ampliar o debate sobre o conhecimento reunido nos dois livros e a interação com as políticas que vêm sendo desenvolvidas por esses outros países, fortalecendo e ampliando o intercâmbio na institucionalização da Educação Escolar Indígena1.

Essa articulação interamericana é imprescindível, uma vez que, nas regiões fronteiriças de nosso país, existem povos indígenas cujos territórios extrapolam as fronteiras nacionais. Esse é o caso dos Yanomami (Brasil e Venezuela), Tukano (Brasil e Colômbia), Ticuna (Brasil, Colômbia e Peru), Chiquitano (Brasil e Bolívia), Guarani (Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai), Ashaninka (Brasil, Peru, Bolívia), Macuxi (Brasil e Guiana) entre tantos outros, o que está a exigir políticas públicas coordenadas que considerem as dinâmicas sociais e interativas entre os povos.

No Brasil, os direitos políticos, culturais e educacionais conquistados pelos povos indígenas, por meio de suas lutas e resistências, afi rmados na Constituição Federal de 1988, constituem um instigante desafi o para as políticas públicas. Isso porque, além de reverter séculos de políticas e projetos homogeneizantes, anuladores das identidades e diferenças étnicas, é preciso transformar mentalidades, concepções e práticas estatais, levando em consideração novos paradigmas legais e conceituais, que estão possibilitando processos de democratização de nossa sociedade e reduzindo desigualdades sociais produzidas e reproduzidas pela exclusão de segmentos sociais portadores de identidades contrastantes.

Além dos objetivos já explicitados, a Secad/MEC espera, com este livro, estar contribuindo para o diálogo entre os países latino-americanos, tanto pela difusão de experiências exitosas quanto pela oferta de subsídios para o fortalecimento de nossas políticas educacionais dirigidas aos povos indígenas. 

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação 

+ sobre o tema

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a...

Leia: Pedagogias Hip-Hop e as culturas juvenis nas escolas

Com o objetivo de dialogar com estudantes e profissionais...

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino...

O Enem além do vestibular

Para quem está concluindo o ensino médio e quer...

para lembrar

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Educação domiciliar priva estudantes de seus direitos e de uma formação cidadã

Em abril de 2019, Bolsonaro apresentou o Projeto de...

Em MS 7,2 mil candidatos fazem provas do Encceja no domingo

O Exame Nacional de Certificação de Competências...
spot_imgspot_img

Festival LED: Projeto SETA participa de mesa dedicada ao debate sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas

No dia 14 de junho (sábado), a partir das 14h, o “Festival LED – Luz na Educação”, realizado no Museu do Amanhã, promoverá a...

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a prorrogação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Inicialmente programadas para...

Leia: Pedagogias Hip-Hop e as culturas juvenis nas escolas

Com o objetivo de dialogar com estudantes e profissionais da educação básica sobre as pedagogias das culturas juvenis urbanas, Geledés Instituto da Mulher Negra,...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.