Duvivier a estudantes: Não se dobrem às negociações baratas

Ao lado da cartunista Laerte Coutinho e o ator Pascoal da Conceição, conhecido pelo personagem Dr. Abobrinha, no programa Castelo Rá-Tim-Bum, ator e escritor Gregório Duvivier, conversou com estudantes presentes na Escola Estadual Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, sobre a reorganização escolar do governo Geraldo Alckmin (PSDB): “Não se dobrem às ameaças e nem às negociações baratas”; ele alertou os estudantes para a natureza do embate, que ultrapassa a questão da repressão policial: “O meu medo é de vocês serem silenciados, como em geral são os movimentos no Brasil. E não só com porrada, mas com a mídia”

No Brasil 247

São Paulo – O ator e escritor Gregório Duvivier, a cartunista Laerte Coutinho e o ator Pascoal da Conceição, conhecido pelo personagem Dr. Abobrinha, no programa Castelo Rá-Tim-Bum, estiveram presentes na Escola Estadual Fernão Dias Paes ontem (25), no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, para conversar e dar apoio aos estudantes que ocupam o local desde o último dia 10 contra a reorganização escolar do governo Geraldo Alckmin (PSDB). “Não se dobrem às ameaças e nem às negociações baratas”, reforçou Duvivier.

Laerte, que estudou na escola na década de 1960, destacou a importância da mobilização dos estudantes. “Este movimento é absolutamente empolgante e positivo, e está ensinando tanto para o Brasil nos dias de hoje…”, disse.

Duvivier alertou os estudantes para a natureza do embate, que ultrapassa a questão da repressão policial. “O meu medo é de vocês serem silenciados, como em geral são os movimentos no Brasil. E não só com porrada, mas com a mídia. São silenciados no campo da narrativa e isso é um perigo”, afirmou lembrando da cobertura duvidosa do jornal Folha de S. Paulo sobre possível suspensão do fechamento das escolas por parte do governador Alckmin.

“As negociações servem para silenciar e a mídia também está neste papel, como por exemplo, aquela notícia vergonhosa da Folha que dizia: ‘Alckmin suspende o fechamento’, depois, ‘Alckmin propõe talvez uma suspensão do fechamento’, e ainda, ‘Alckmin pensa na reorganização do fechamento e a suspensão da mobilização do fechamento’. É uma batalha de palavras”, comentou Duvivier.

Ainda sobre o posicionamento da mídia, Pascoal recorda de uma visita que fez à escola Salvador Allende, em Itaquera, na zona leste. “Fui até Itaquera e lá estão todos criminalizados. Até porque gente pobre tem cara de bandido. Mentira, evidentemente. Mas é o tipo de foto que sai no jornal, com cara de bandido. Então, com apoio social e da mídia, colocam gente pra bater”, denunciou.

Pascoal criticou a postura do governo estadual, que pretende fechar pelo menos 94 escolas. “Está errado o que acontece aqui. Está errado! Não podem colocar a polícia aqui. Mas esta é a postura de uma ditadura brasileira”, disse.

Duvivier rebateu o que considera um estereótipo imposto aos brasileiros. “Ao contrário do que dizem do Brasil, ele não é um país de gente tranquila. Essa dita paz social só é conseguida a custo de muita porrada de um Estado que sempre foi violento. Então, não é um povo silencioso, mas sim um povo silenciado.”

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

Potencialize o intercâmbio de um doutorando negro nos EUA

Meu nome é João Gabriel, faço doutorado em história...

A escola precisa de liberdade, diversidade e ética

No post anterior explico em que medida toda educação é...

Nova reunião busca definir futuro de Monteiro Lobato nas escolas

Para acordo, autores da ação contra Caçadas de Pedrinho...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=