Duvivier a estudantes: Não se dobrem às negociações baratas

Ao lado da cartunista Laerte Coutinho e o ator Pascoal da Conceição, conhecido pelo personagem Dr. Abobrinha, no programa Castelo Rá-Tim-Bum, ator e escritor Gregório Duvivier, conversou com estudantes presentes na Escola Estadual Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, sobre a reorganização escolar do governo Geraldo Alckmin (PSDB): “Não se dobrem às ameaças e nem às negociações baratas”; ele alertou os estudantes para a natureza do embate, que ultrapassa a questão da repressão policial: “O meu medo é de vocês serem silenciados, como em geral são os movimentos no Brasil. E não só com porrada, mas com a mídia”

No Brasil 247

São Paulo – O ator e escritor Gregório Duvivier, a cartunista Laerte Coutinho e o ator Pascoal da Conceição, conhecido pelo personagem Dr. Abobrinha, no programa Castelo Rá-Tim-Bum, estiveram presentes na Escola Estadual Fernão Dias Paes ontem (25), no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, para conversar e dar apoio aos estudantes que ocupam o local desde o último dia 10 contra a reorganização escolar do governo Geraldo Alckmin (PSDB). “Não se dobrem às ameaças e nem às negociações baratas”, reforçou Duvivier.

Laerte, que estudou na escola na década de 1960, destacou a importância da mobilização dos estudantes. “Este movimento é absolutamente empolgante e positivo, e está ensinando tanto para o Brasil nos dias de hoje…”, disse.

Duvivier alertou os estudantes para a natureza do embate, que ultrapassa a questão da repressão policial. “O meu medo é de vocês serem silenciados, como em geral são os movimentos no Brasil. E não só com porrada, mas com a mídia. São silenciados no campo da narrativa e isso é um perigo”, afirmou lembrando da cobertura duvidosa do jornal Folha de S. Paulo sobre possível suspensão do fechamento das escolas por parte do governador Alckmin.

“As negociações servem para silenciar e a mídia também está neste papel, como por exemplo, aquela notícia vergonhosa da Folha que dizia: ‘Alckmin suspende o fechamento’, depois, ‘Alckmin propõe talvez uma suspensão do fechamento’, e ainda, ‘Alckmin pensa na reorganização do fechamento e a suspensão da mobilização do fechamento’. É uma batalha de palavras”, comentou Duvivier.

Ainda sobre o posicionamento da mídia, Pascoal recorda de uma visita que fez à escola Salvador Allende, em Itaquera, na zona leste. “Fui até Itaquera e lá estão todos criminalizados. Até porque gente pobre tem cara de bandido. Mentira, evidentemente. Mas é o tipo de foto que sai no jornal, com cara de bandido. Então, com apoio social e da mídia, colocam gente pra bater”, denunciou.

Pascoal criticou a postura do governo estadual, que pretende fechar pelo menos 94 escolas. “Está errado o que acontece aqui. Está errado! Não podem colocar a polícia aqui. Mas esta é a postura de uma ditadura brasileira”, disse.

Duvivier rebateu o que considera um estereótipo imposto aos brasileiros. “Ao contrário do que dizem do Brasil, ele não é um país de gente tranquila. Essa dita paz social só é conseguida a custo de muita porrada de um Estado que sempre foi violento. Então, não é um povo silencioso, mas sim um povo silenciado.”

+ sobre o tema

Aluno da rede estadual passa em 1º lugar em direito na Ufba

Às 6h30, o despertador toca. Meia hora para o...

Garoto que voltou a estudar após assistir ‘Pantera negra’ visita os bombeiros

O menino que voltou a estudar depois de assistir...

Unifap lança processo seletivo diferenciado com 88 vagas para indígenas e quilombolas

Inscrições seguem até segunda-feira (25). A universidade federal atendeu...

Candidatos do ProUni têm até hoje para aderir à lista de espera

Candidatos do ProUni têm até hoje para aderir à...

para lembrar

STF distorce o Estado laico ao liberar “catequese” em sala de aula

Um padre alemão foi processado por recriar cenas bíblicas...

A utopia contra a escola racista, excludente e com partido

Primeira entrevistada do programa "Entre Vistas", da TVT, a...

Oxford admite mais mulheres que homens pela 1ª vez na história

LONDRES, 26 JAN (ANSA) – Pela primeira vez em...

Pesquisa do Mestrado em Antropologia ganha destaque internacional

A pesquisa intitulada “Roupas de Santo: marcadores identitários das...
spot_imgspot_img

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um levantamento mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de educação descumprem parcial ou totalmente a lei que obriga o ensino sobre história...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...

6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe pauta a Agenda 2030

A sustentabilidade de novas tecnologias sociais foi debatida no 6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe sobre o desenvolvimento sustentável, que...
-+=