‘É um grande passo assumir que o Brasil é racista’, diz Taís Araújo sobre redação do Enem

‘É um grande passo assumir que o Brasil é racista’, diz Taís Araújo sobre redação do Enem

Por Viviane Nogueira Do O Globo

Em novembro de 2015 a atriz Taís Araújo foi alvo de comentários preconceituosos no Facebook, ao postar uma foto. Após o episódio, a atriz foi à polícia e escreveu em sua página na mesma rede social condenando a atitude e afirmando que não se calaria diante da discriminação:

“É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar. Na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à Polícia Federal. Eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que eu senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena neste país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça”.

Neste domingo o Enem abordou o combate ao racismo na redação, o que Taís considerou “um passo para a mudança”. Mas acredita que quando seu filho João Vicente, hoje com 5 anos, fizer o Enem (ou prova do tipo) esta ainda será uma questão no país: “A mudança não é fácil”, diz ela.

Qual a importância do tema da redação do Enem ser “Caminhos para combater o racismo no Brasil?”

Qual a importância do tema da redação do Enem ser “Caminhos para combater o racismo no Brasil?”

Esse tema tem sido bastante debatido, o que é um avanço para um país que até bem pouco tempo atrás se dizia sem preconceitos. É um grande passo para a mudança assumir que o Brasil é um país racista, por isso é um grande passo para o Enem fazer os alunos pensarem sobre isso, sobre o ser diferente. Cultivar o respeito sobre qualquer coisa diferente de você é fundamental, e respeito não é aceitar ou absorver, mas deixar o diferente se manifestar. É muito saudável estabelecer o diálogo, ter pensamentos diferentes.

Mas você acha que escrever sobre isso numa prova tem de fato efeito sobre os estudantes?

O efeito vem na prática, mas primeiro vem o discurso. O discurso acende um pensamento para depois colocar em prática. Mas tem que sair do discurso, principalmente as escolas têm que estimular essa diversidade.

Você acha que quando João Vicente (filho da atriz, de 5 anos) fizer o Enem isso já não será mais uma questão que precise ser abordada no exame?

Ainda vai ser uma questão, a mudança não é fácil. Para João e Maria (Maria Antônia, filha da atriz de 2 anos) não será fácil, mas já será mais fácil do que foi para mim.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=