Educação para as relações étnicorraciais: Seminário afro-brasileiro recebe resumos até dia 30 de outubro

Enviado por / FonteDo PS online br

O 3º Seminário Nacional de Estudos de Histórias e Culturas Afro-brasileiras prorrogou o prazo para o recebimento de resumos. Agora, os interessados poderão enviar seus trabalhos até o próximo dia 30, segundo informou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB-Í) da UEPB, que realiza o evento. A atividade ocorrerá de 16 a 19 de novembro, no Centro de Educação (CEDUC), em Campina Grande, sob a temática “Educação para as relações étnicorraciais”.

O Seminário reunirá professores, pesquisadores, estudantes de graduação, militantes negros, pós-graduados, comunidades quilombolas, indígenas e de terreiros, a fim de debater estratégias educacionais para a implementação das leis federais que permeiam essa área cultural, a saber: Lei 10639/2003, que traz a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos educacionais do país; e Lei 11/645/2008, que complementa a anterior, trazendo também a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena no Brasil.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição online no portal www.neabiuepb.com.br. A iniciativa é promovida pela ação conjunta de três grupos de pesquisa: História e Cultura Afro-brasileira, História, Cultura e Ensino e Cotidiano, Cidadania e Educação. Participa também da organização do evento o Curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira da UEPB – um dos primeiros do gênero no Brasil.
O NEAB-Í pretende incentivar a ampliação das discussões sobre a condição da população negra e indígena no Brasil contemporâneo, refletindo, principalmente, sobre o Estado brasileiro e a efetivação de ações inclusivas da população negra em todos os setores da sociedade. O empreendimento foi concretizado a partir das pesquisas e discussões efetuadas pelos grupos e por meio das experiências didático-pedagógicas do referido Curso de Especialização.

As inscrições estão divididas em três categorias: 1) Estudantes de graduação, graduados, integrantes de movimentos sociais e professores/profissionais da rede básica; 2) Estudantes de pós-graduação; 3) Professores universitários.

Contatos com o Núcleo podem ser feitos através do email [email protected] ou telefone (83) 3058-4663.

 

+ sobre o tema

Beatriz Nascimento

Maria Beatriz Nascimento (1942-1995) é intelectual ativista negra contemporânea...

Caixa Econômica Federal se defende por mostrar Machado de Assis branco

Está no ar a campanha comemorativa pelos 150 anos...

Há 135 anos, nascia “O Mestre Sala dos Mares”

“É preciso que trabalhemos muito, que haja muita união,...

para lembrar

A Invenção de Zumbi – por Sueli Carneiro

Bendito vidro moído nos bofes do Senhor bendita a...

Lista de municípios que decretaram feriado no dia 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil...

José do Patrocínio

José Carlos do Patrocínio (Campos dos Goytacazes, 8 de...

A nova versão da peça publicitária sobre os 150 da anos da Caixa com Machado de Assis negro

A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (11) que...
spot_imgspot_img

“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University....

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...

Sítio Arqueológico é encontrado no Bixiga em construção do metrô em SP

A construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo esbarrou em vestígios do Quilombo da Saracura, que existiu na região até o começo do século 20...
-+=