Educação para as relações étnicorraciais: Seminário afro-brasileiro recebe resumos até dia 30 de outubro

Enviado por / FonteDo PS online br

O 3º Seminário Nacional de Estudos de Histórias e Culturas Afro-brasileiras prorrogou o prazo para o recebimento de resumos. Agora, os interessados poderão enviar seus trabalhos até o próximo dia 30, segundo informou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB-Í) da UEPB, que realiza o evento. A atividade ocorrerá de 16 a 19 de novembro, no Centro de Educação (CEDUC), em Campina Grande, sob a temática “Educação para as relações étnicorraciais”.

O Seminário reunirá professores, pesquisadores, estudantes de graduação, militantes negros, pós-graduados, comunidades quilombolas, indígenas e de terreiros, a fim de debater estratégias educacionais para a implementação das leis federais que permeiam essa área cultural, a saber: Lei 10639/2003, que traz a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos educacionais do país; e Lei 11/645/2008, que complementa a anterior, trazendo também a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena no Brasil.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição online no portal www.neabiuepb.com.br. A iniciativa é promovida pela ação conjunta de três grupos de pesquisa: História e Cultura Afro-brasileira, História, Cultura e Ensino e Cotidiano, Cidadania e Educação. Participa também da organização do evento o Curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira da UEPB – um dos primeiros do gênero no Brasil.
O NEAB-Í pretende incentivar a ampliação das discussões sobre a condição da população negra e indígena no Brasil contemporâneo, refletindo, principalmente, sobre o Estado brasileiro e a efetivação de ações inclusivas da população negra em todos os setores da sociedade. O empreendimento foi concretizado a partir das pesquisas e discussões efetuadas pelos grupos e por meio das experiências didático-pedagógicas do referido Curso de Especialização.

As inscrições estão divididas em três categorias: 1) Estudantes de graduação, graduados, integrantes de movimentos sociais e professores/profissionais da rede básica; 2) Estudantes de pós-graduação; 3) Professores universitários.

Contatos com o Núcleo podem ser feitos através do email [email protected] ou telefone (83) 3058-4663.

 

+ sobre o tema

Documentário Candomblé – A cidade das mulheres

    O documentário Candomblé - Cidade das Mulheres faz um...

Mãe de Gabriel Jesus marca firme: “Filho meu baixa a cabeça quando eu falo”

Nos gramados, Gabriel Jesus tem sido um terror para...

Morre o professor Jorge Conceição, Militante histórico do Movimento Negro

Morre o professor Jorge Conceição, militante, histórico, do Movimento...

para lembrar

Carnaval/PE: Maracatu Leão Coroado comemora 150 anos

  O Maracatu Leão Coroado, tradicional agremiação do Carnaval de...

SLAM SP ocupa Biblioteca Mário de Andrade

Depois de uma versão virtual, o SLAM SP -...

‘Eu me comporto igual no ar e fora do ar’, diz Maria Júlia Coutinho

Apesar de ter entrado no horário nobre há algumas...

Os ‘papas’ da inovação africana

Professor de Harvard elege os nove intelectuais mais importantes...
spot_imgspot_img
-+=