Eliane Brum e “AzMina” apontam barreiras que ainda persistem nas redações

A jornalista Eliane Brum destacou a importância da realização do “Troféu Mulher IMPRENSA” na segunda-feira, 10 de julho, e indicou quais avanços ela entende que as ainda redações precisam alcançar. Durante a cerimônia da 12ª edição do prêmio, a repórter do El País lembrou que, além do machismo, o jornalismo também precisa vencer barreiras impostas por racismo e discriminação contra transexuais.

Por Fernando Arbex, do Portal Imprensa 

Crédito:Edwaldo Costa e Heron Marques

“Embora seja importante falar das mulheres, a gente também tem de lembrar que as mulheres não são todas iguais. Pelo o que a gente vê na sociedade brasileira, é muito mais difícil para as mulheres negras. As assimetrias são muito maiores. Tanto que a gente quase não vê negras nas redações, assim como a gente quase não vê mulheres trans”, disse Eliane ao Portal IMPRENSA.

Durante a cerimônia, o manifesto de Eliane foi endossado por Nana Queiroz, diretora de redação de AzMina, que subiu ao palco com as colegas Larissa Ribeiro, Helena Bertho, Letícia Bahia, Lívia Magalhães e Barbara Mengado para receber o prêmio na categoria “Projeto Jornalístico” em nome da revista.

“A revista AzMina é o único veículo dessa premiação que é auto-destrutivo. Nosso sonho é que um dia a gente não precise mais existir. O ‘Troféu Mulher IMPRENSA’ é necessário, como a nossa revista também, mas eu sonho que um dia deixe de ser. Que um dia a gente tenha tantas oportunidades de fazer coisas incríveis, de ser reconhecida por nossas matérias, de não precisar sofrer assédio sexual para conseguir um furo de reportagem”, afirmou Nana.

Crédito:Edwaldo Costa e Heron Marques

Ainda durante o discurso, a jornalista fez questão de marcar a posição da revista no mercado. “Nunca digam que a gente faz jornalismo ativista , porque a gente faz jornalismo investigativo para mulheres. Tem uma diferença entre jornalismo ativista e o especializado em causas. Quando a gente fala em jornalismo feminista, eu não um problema que AzMina seja, o problema é que os outros veículos sejam machistas. Vivemos em um mundo tão distorcido que 80% dos colunistas homens e 90% de fontes masculinas parece normal. Quando a revista AzMina chega com a proposta de botar mulheres para falar, dizem que é ‘ativismo’. Não é”, disse.

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Até quando jornalistas como Merval serão financiados com dinheiro público?

por : Paulo Nogueira Uma das coisas essenciais que você...

Ministros recebem representantes da mídia negra brasileira

Evento discutiu, com representantes das mídias negras, formas de...

O racismo nosso de cada dia

Em 2012, ela ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias...
spot_imgspot_img

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...

Mvúka: Futuros Diversos através das vivências Negras

A ideia de uma realidade diversa de futuro para o povo negro brasileiro, se constrói a partir da interpretação crítica do passado e das...
-+=