Em Oslo, Malala diz que não desistirá de lutar

Jovem paquistanesa recebeu hoje o Prêmio Nobel da Paz

Do:  Jb

Foto: Jessica Rinaldi/AP

A jovem paquistanesa Malala Yousafzai e o ativista indiano Kailash Satyarthi receberam nesta quarta-feira (10) o Prêmio Nobel da Paz, em uma cerimônia realizada na cidade de Oslo, na Noruega.

O nome deles já tinha sido anunciado em outubro, mas somente hoje ocorreu o evento oficial de entrega do prêmio. Eles foram agraciados pela luta aos direitos das crianças.

Malala, que com 17 anos se tornou a pessoa mais nova a receber o Nobel da Paz, levou amigas adolescentes paquistanesas que também foram atacadas pelo Talibã para assistirem à cerimônia.

Em seu discurso, amplamente aplaudido, a jovem ressaltou que preferiu “falar” do que se manter em silêncio diante de violações de direitos infantis.

Citando o sequestro de estudantes na Nigéria pelo grupo islâmico Boko Haram, Malala argumentou que sua história não é “única”, pois atualmente várias outras meninas sofrem violações e restrições ao seu direito de estudar.

Ela criticou a facilidade que o mundo tem em conceder armas e iniciar conflitos, e questionou “por que é tão difícil dar livros e construir escolas”. “Eu não sou uma voz única. Sou milhões de meninas que lutam pela educação”, disse Malala, ressaltando que acredita no potencial de jovens que são impedidas de exercerem um papel na sociedade “só porque são mulheres”.

A paquistanesa também citou os ativistas Martin Luther King, Nelson Mandela e Madre Teresa de Calcutá como exemplos de pessoas que não desistiram de seus sonhos. “Lutarei até que a última criança do mundo receba edução. Até que eu veja todos irem à escola”, disse.

Malala ficou mundialmente conhecida em 2012, quando sofreu um atentado do Talibã. Os militantes do grupo islâmico atiraram em sua cabeça, quando ela saía da escola, como represália por sua defesa ao direito das mulheres à educação, principalmente no Paquistão. Filha de um professor do vale do Swat, Malala chegou a escrever um blog para a BBC sobre a vida regida pelas leis do Talibã.

Desde o ataque, a jovem vive na Inglaterra com sua família. “Temos uma jovem mulher e um homem maduro. Uma paquistanesa e um indiano. Uma muçulmana e um hinduísta. São dois símbolos dos quais o mundo precisa: união e fraternidade entre os países”, disse, por sua vez, o presidente do comitê para o Prêmio Nobel, Thorbjoern Jagland. “O conhecimento conduz à liberdade e à democracia”, completou.

Incidente

De acordo com fontes locais, um homem teria sido preso em Oslo, após tentativa de interromper a cerimônia. O suspeito, vestindo jaqueta e calças, e com uma máquina fotográfica pendurada no pescoço, tentou entrar na frente de Malala e Satyarthi, levantando uma bandeira mexicana. (ANSA)

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...
-+=