Enciclopédia de Mário de Andrade é concluída

Projeto iniciado pelo modernista em 1939 ganha edição ampliada e atualizada

Dedicada ao Brasil, obra em cinco volumes cobre da geografia à cultura popular; trabalhos de pesquisa são coordenados por espanhol

O escritor Mário de Andrade (1893-1945) iniciou, em 1939, um trabalho epopeico: criar a primeira enciclopédia inteiramente dedicada ao Brasil. O projeto nasceu quando o autor de “Macunaíma” trabalhava no Instituto Nacional do Livro.

A obra seria similar à “Encyclopédie” francesa, do século 18, e à alemã “Brockhaus”, cuja primeira edição é do início do século 19. Mas, após a morte do escritor, em 1945, colaboradores só persistiram por mais cinco anos, sem ultrapassar os verbetes da letra “A”.

Quando se deparou, em 2003, com centenas de páginas guardadas na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio, explicando detalhadamente “introdução, diretrizes e normas gerais” da “Enciclopédia Brasileira”, o professor e tradutor espanhol José Luis Sánchez, no Brasil há sete anos, achou que o sonho de Mário poderia renascer -com modificações.

“Logo soube que não daria para aproveitar tudo o que o Mário fez, porque em 70 anos o trabalho envelhece, nem para fazer exatamente o que ele pretendia, pois o prazo que teríamos [cinco anos] seria curto, mas a inspiração e o entusiasmo dele foram o nosso ponto de partida”, diz Sánchez.

Com o apoio da Biblioteca Nacional e da editora espanhola Oceano, Sánchez e a compatriota Meritxell Almarza montaram, em 2004, uma equipe com 29 pesquisadores brasileiros, além de mais de 50 profissionais, entre designers, fotógrafos, redatores e revisores.

A principal mudança em relação ao projeto original foi no modelo e na abordagem da enciclopédia. A equipe abandonou a ideia de uma obra de A a Z e adotou a divisão por temas: geografia, população, economia, política, história, artes, sociedade, esportes, mídia e cultura popular.

A “Enciclopédia do Brasil” compreende cinco volumes com mais de 1.200 páginas no total, além do conteúdo multimídia, que tem três CDs (com um Atlas do Brasil e do mundo, 300 perfis biográficos e o conteúdo digital da obra) e um DVD (documentário de 50 minutos sobre reservas naturais do país). Também foi criado um site, no qual a enciclopédia será atualizada regularmente.

O preço de venda da “Enciclopédia do Brasil” ainda não foi definido. Mário de Andrade,”talvez o maior nome do modernismo no Brasil”, segundo a enciclopédia, sonhava com uma obra que pudesse ser comprada por qualquer brasileiro. Talvez essa parte do sonho do escritor não se realize. “Mas tenho certeza de que o Mário ficaria feliz ao ver a enciclopédia finalmente acabada.”

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Mário de Andrade

Mário Raul de Morais Andrade (São Paulo, 9 de...

Nos 70 anos de sua morte, Mário de Andrade ganha primeira biografia

Livro de Eduardo Jardim enfatiza a derrota do projeto...

Gravação rara reproduz voz de Mário de Andrade pela primeira vez

Gravações encontradas por pesquisadores de universidades brasileiras e americanas mostram pela...

Pressionada por ministro, Casa de Rui Barbosa vai liberar carta de Mário de Andrade

No texto, autor revelaria homossexualidade; instituição se recusava a...

Homenageando Mário de Andrade, Mocidade Alegre é a grande campeã do Carnaval de São Paulo

A Mocidade Alegre levou pela segunda vez consecutiva o título de grande campeã do Carnaval das escolas de samba de São Paulo deste ano. Na somatória das notas, a agremiação...

Quilombolas de Santana de Parnaíba resistem e mantém tradição do samba de bumbo

Um documento amarelado pelo tempo, guardado no Arquivo Público do Estado, revela que em 1775 o governador da capitania de São Paulo, general Martim...

A lição de Mário de Andrade – I, por Walnice Nogueira Galvão

Celebrações da passagem do aniversário de 70 anos da morte de Mário de Andrade multiplicam-se, e merecidamente, nem é preciso dizer. Homem dos sete...
-+=