O Encontros Negros 2025 – Salvador chega à sua 4ª edição reafirmando o compromisso de consolidar a capital baiana, a cidade mais preta fora da África, como palco nacional do pensamento negro brasileiro. Realizado nos dias 06 e 07 de novembro, no Teatro 2 de Julho, o evento gratuito reúne artistas, pesquisadores, comunicadores e lideranças negras de diferentes áreas para dois dias de debates, trocas e celebração da intelectualidade e da cultura negra contemporânea.
Iniciado como uma resposta às narrativas hegemônicas sobre a negritude, o projeto se transformou em um espaço permanente de reflexão e produção de conhecimento, articulando cultura, comunicação, educação, ciência e cidadania. Nesta edição, o formato mantém duas mesas por dia (quatro no total), com mediação qualificada, interpretação em Libras e registros audiovisuais legendados, garantindo acessibilidade plena e democratização do acesso.
Entre os convidados confirmados estão nomes de destaque nacional, como MV Bill (escritor, rapper e ativista), Michel Alcoforado (antropólogo e especialista em comportamento e consumo), Kmila CDD (cantora e compositora), Raoni Oliveira (jornalista e comunicador), Marcos Valentim (doutor em História e comentarista da Globo), Tiago Reis (jornalista e repórter da TV Bahia) e Jéssica Almeida (publicitária e estrategista de marca). As mesas terão mediação de Cleidiana Ramos, jornalista, doutora em antropologia, pesquisadora e professora; Midiã Noelle, jornalista, mestra em Cultura e Sociedade e fundadora do Instituto Commbne; Marina Aragão, jornalista e atua como repórter esportiva na TVE Bahia; e Beatriz Almeida, jornalista, co-fundadora e diretora de projetos da plataforma Pagode Por Elas e do Selo Musical Som Por Elas.
O projeto é promovido pela Umbu Comunicação & Cultura e conta com o apoio da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), da Livraria LDM, da Imagem Digital, do Bloco Alvorada e do Governo do Estado da Bahia, por meio da parceria com o IRDEB, garantindo a democratização do acesso e o fortalecimento de uma plataforma cultural que conecta arte, educação e cidadania.
A expectativa é de reunir mais de 500 pessoas nos dois dias do evento, entre público geral, pesquisadores, estudantes universitários e estudantes de escolas públicas. Além dos encontros presenciais, haverá a publicação on-line de vídeos e sínteses dos debates, ampliando o alcance formativo e deixando um legado público de referências e conteúdos.
Sobre o Encontros Negros
O Encontros Negros de 2025 reafirma seu caráter afirmativo e colaborativo, com curadoria de protagonismo negro, paridade de gênero e contratações locais, fortalecendo a economia criativa da cidade. Realizar o Encontros Negros em Salvador, cidade símbolo da ancestralidade afro-diaspórica, é também fomentar o afroturismo e a economia criativa local.
O projeto, que já aconteceu na Casa do Benin, no Museu Ferrão e na Biblioteca Central do Estado da Bahia, reuniu um público de mais de 1.000 pessoas, com a participação de nomes de destaque como Djamila Ribeiro, Elisa Lucinda, Quito Ribeiro, Amanda Tropicana, Pierre Onassis, Tiago Banha Ryane Leão, Lívia Natália , Geo Nunes e Amanda Henrique, Edilene Alves, Igor DSN, Anderson Shon, A Dama, André Santana, Luana Souza, Tom Correia e Nina Santos. Ao longo desses encontros, artistas, pesquisadores e comunicadores dialogaram sobre cultura, identidade, ancestralidade e cidadania, contribuindo para a construção de referências positivas e para o fortalecimento da cena intelectual negra brasileira.
“O Encontros Negros nasceu da necessidade de criar um espaço onde o pensamento negro pudesse ocupar o centro do debate, ser ouvido e valorizado. Cada edição é uma oportunidade de dialogar sobre cultura, ancestralidade, identidade e cidadania, mas também de transformar essas discussões em ações concretas no estado. Queremos que o evento vá além das mesas de debate: que inspire jovens, fortaleça redes de conhecimento e contribua para a construção de uma sociedade mais justa, plural e representativa. Para nós, cada encontro é também um legado, uma maneira de celebrar as vozes negras que moldam o presente e projetam o futuro”, afirma Camilla França, sócia-diretora da Umbu Comunicação & Cultura.
Reforçando essa perspectiva, Mirtes Santa Rosa, também sócia-diretora da Umbu Comunicação & Cultura, salienta que o projeto é um ato contínuo de resistência e afirmação: “O Encontros Negros é mais do que um evento, é um gesto político, afetivo de valorização de todo legado de construção do nosso país. É sobre ocupar espaços de poder com o nosso pensamento, vozes e formas de existir. A cada edição, reafirmamos que a intelectualidade negra não está à margem, mas no centro da criação de novas referências e de uma nova narrativa para o Brasil. “É uma celebração da potência coletiva que guia as construções negras e reverbera por territórios, corpos e ideias em constante movimento.”
Programação
06 de novembro (quinta-feira)
14h – Mesa 1: Sinfonia Preta – Ecos de Resistência e Existência
Convidados: Kmila CDD e MV Bill
Mediação: Beatriz Almeida
16h – Mesa 2: Comunicar é Reivindicar – Vozes Negras e o Poder da Narrativa
Convidados: Raoni Oliveira e Jéssica Almeida
Mediação: Midiã Noelle
07 de novembro (sexta-feira)
14h – Mesa 3: Além das Quatro Linhas – Racismo no Esporte em Campo Aberto
Convidados: Tiago Reis e Marcos Valentim
Mediação: Marina Aragão
16h – Mesa 4:- Os negros, a mídia, o consumo e a riqueza no Brasil
Convidado: Michel Alcoforado
Mediação: Cleidiana Ramos
Sobre o projeto
O Encontros Negros é uma realização da Umbu Comunicação & Cultura e conta com o apoio da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), da Livraria LDM, da Imagem Digital, do Bloco Alvorada e do Governo do Estado da Bahia, por meio da parceria com o IRDEB. Desde sua primeira edição, o evento atua como uma plataforma de valorização da intelectualidade negra, promovendo diálogos entre arte, pensamento e sociedade, e consolidando Salvador como território de produção e difusão do pensamento negro brasileiro.
Serviço:
O quê: Encontros Negros 2025Onde:Teatro 2 de Julho – Salvador
Quando: 06 e 07 de novembro de 2025
Entrada gratuita