Encruzilab – Curso em educação digital e comunicação em direitos humanos

FONTEEnviado para o Portal Geledés
Divulgação

No período de 22 a 28 de junho de 2023, estarão abertas as inscrições para o Encruzilab – Curso em “Educação Digital – Módulo I”, promovido pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra.

O objetivo é promover a educação digital para fortalecer as habilidades de mulheres negras em pensamento crítico, sensibilidade de gênero, raça, orientação sexual e identidade de gênero, e o uso seguro e ético das mídias digitais por meio dos conteúdos de micro-aprendizados das oficinas.

O curso destina-se a mulheres negras adultas, que residam na Grande São Paulo. Este primeiro módulo será presencial e ocorrerá na sede do Geledés. Inscrições no link: https://forms.gle/rPuk1ahTsEQk6eg37

EncruziLab é um curso com três módulos.

O Módulo I, presencial,  “Educação Digital”, com quatro oficinas, terá as seguintes abordagens: Tecnofobia, gênero e raça; Histórico das formas de informação e comunicação; Funcionamentos das mídias e utilização de equipamentos; Funcionamento das mídias no campo econômico, político e social; FakeNews, Infodemia e Leitura Crítica; Redes sociais como instrumento de empoderamento das mulheres, Acesso à informação sobre direitos sociais.

O Módulo II, presencial e online,  “Comunicação e Direitos Humanos” terá  as seguintes abordagens: 

1° sábado: Comunicação como Direito Humano; 2°) Comunicação Não Violenta; 3°) Redes Sociais, Racismo e Preconceitos; 4°) O impacto da representação da violência racial e de identidade de gênero nas mídias.


O Módulo III, presencial e online,  “Cruzando conhecimentos”,  será orientado pela relação entre os temas abordados nos módulos I e II, para o desenvolvimento e produção de: campanhas, vídeos, podcasts e materiais para mídias digitais; pautas orientadas pelos temas Direitos Sociais, Gênero e Raça relacionados com o monitoramento da mídia e conjuntura sociopolítica.

-+=
Sair da versão mobile