Enem 2009. E agora?

Resultados saem no dia 5 de fevereiro de 2010.
Saiba onde conferir seu desempenho.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 foi aplicado neste final de semana (dias 5 e 6). Saiba mais sobre a prova: quando saem os resultados, de que maneira as universidades podem utilizar a nota e outras dúvidas.

 

1 – Quando sai a nota? Onde posso ver o resultado?

O resultado da prova (testes e redação) será divulgado no dia 5 de fevereiro de 2010 e estará disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

2 – Qual é a escala da nota? Como serão apresentadas?
Haverá uma nota para cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e uma quinta nota para a redação. Pode ocorrer de, nos processos seletivos, as instituições utilizarem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos escolhidos por eles.

3 – O candidato conseguirá calcular a sua própria nota?
Não. É preciso aplicar uma fórmula para chegar à nota em cada uma das provas. Um programa de computador fará o cálculo levando em consideração o padrão de resposta e não somente o número de acertos.

 

4 – Quais universidades federais adotarão o novo Enem como vestibular?

Cada uma vai adotar de acordo com o definido pelos seus conselhos universitários. É preciso checar junto a cada uma delas. O site do MEC traz uma mapa de adesão.

 

5 – Como será aplicado o novo Enem pelas universidades federais?

Há quatro possibilidades: o Enem como fase única; como primeira fase; para as vagas ociosas, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.

 

6 – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), proposto pelo MEC, admite a escolha de quantas opções?

O vestibulando poderá escolher entre três e cinco cursos, em três a cinco instituições de ensino no Sistema de Seleção Unificada. Ainda será definido pela Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, por meio do qual serão ofertadas vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições federais de educação superior dele participantes.

 

7 – Como o candidato acessará as informações sobre o Sisu? Quando estarão disponíveis?

De acordo com o MEC, o sistema será bastante similar ao utilizado para inscrição no ProUni e acessado pelo portal do próprio ministério. A expectativa é que esteja no ar nos dias consecutivos à divulgação do resultado do Enem – mas ainda não há data certa definida.

8 – Como se dará a seleção dos candidatos? E se houver empate?
O funcionamento do Sisu, o cálculo feito para a escolha dos ingressantes e as regras em geral deverão ser divulgadas nos próximos dias, ainda sem data certa, informou o MEC nesta segunda-feira (7).

 

9 – Como as universidades particulares vão usar a nota?

Cada universidade define a forma de utilização da nota. Algumas optaram por usar como um bônus, outras como nota para a 1ª fase. É preciso checar junto à instituição ou no manual do candidato.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril. Os interessados...
-+=