Enem 2023: 7 dicas para descansar sem ficar pra trás nos estudos

Marcado para os dias 05 e 12 de novembro, o exame serve como uma porta para os estudantes à Educação Superior

A data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 estão cada vez mais próximas. Marcado para os dias 5 e 12 de novembro, o exame serve como uma porta de entrada para os estudantes à Educação Superior. 

Este é o momento em que os estudantes de todo o país se dedicam aos estudos com o objetivo de ingressar na faculdade. No entanto, é preciso reservar um tempo para o descanso e o lazer. Segundo o educador Paulo Jubilut, fundador da plataforma online Aprova Total, diminuir o ritmo é necessário, desde que os estudos não sejam completamente abandonados. 

“A sensação de cansaço é normal, já o esgotamento e a ansiedade pedem atenção. Com a aproximação de provas importantes, como o Enem, o aluno precisa olhar com carinho para o psicológico”, alerta. O especialista cita a importância de se atentar à saúde mental, já que a incidência do transtorno de ansiedade é alta entre os jovens.

“A maioria dos vestibulares se concentra no segundo semestre. Embora o aluno já esteja há meses com uma carga de estudos intensa, este é o momento mais desafiador. Portanto, cuidar da mente é essencial para recuperar as energias, melhorar o raciocínio e voltar com mais fôlego para os estudos”, reforça.

O educador separou sete dicas de lazer para os estudantes que estão se preparando para o Enem, confira: 

Pratique hobbies

Seja ler, jogar videogames, tocar instrumentos ou cozinhar… ter um passatempo faz bem à saúde, tanto física, quanto mental. De acordo com o educador, eleger coisas que gosta de fazer ajuda o desenvolvimento de habilidades e pode incrementar os estudos. 

Aprimorar o repertório cultural

É comum ter uma lista salva no celular com livros, filmes, séries e documentários que gostaria de ler ou assistir. A melhor maneira de colocar essa demanda em dia é escolher conteúdos para aprender e se divertir ao mesmo tempo. Uma dica é ver o que deixou passar das leituras obrigatórias dos vestibulares, ou o que caiu no Enem passado, e buscar obras cinematográficas inspiradas nelas, ou com temas próximos.

Passar mais tempo com pessoas queridas

Estudar para o vestibular, muitas vezes, é solitário. O aluno fica muito tempo na escola ou em casa assistindo as aulas do cursinho e resolvendo os exercícios. Nos momentos de descanso é possível moderar a intensidade dos estudos e aproveitar de outras maneiras o tempo que, teoricamente, sobra. Manter os laços é fundamental e buscar apoio nas pessoas próximas pode dar um fôlego a mais.

Acompanhar discussões de atualidades

Por mais que a pausa seja para colocar o pé no freio, os fatos não param de chegar. Sendo assim, é importante continuar acessando os sites jornalísticos. Uma dica é escutar podcasts que fazem resumos dos acontecimentos importantes da semana. 

Praticar atividade física

No dia a dia, geralmente os exercícios ficam em segundo plano. Isso é preocupante, pois um corpo que não se mexe costuma ter mais dores, sinais de estresse e cansaço. Ao se manter mais ativo, muita coisa melhora, como a concentração durante as provas, os reflexos e a memória.

Que tal meditar?

A tensão pré-vestibular é uma realidade. Uma opção para aliviar é a meditação. As práticas são variadas e podem durar poucos minutos ou algumas horas. O mindfulness, por exemplo, é uma técnica cujo objetivo é colocar o foco no presente, sem preocupações com o passado ou o futuro. Nesse caso, usa-se muito a meditação guiada, com imagens mentais, sons, cheiros e texturas de situações que contribuam para relaxar.

Reflita sobre a sua rotina de estudos

Para completar as sugestões anteriores, tem mais uma coisa que o vestibulando deve fazer: avaliar a rotina de estudos. Se o esforço ainda não trouxe resultados, pode ser só uma questão de tempo, mas talvez a rota precise de alguns ajustes.

É importante analisar: como o dia está sendo dividido? Existem pausas necessárias entre as tarefas de uma disciplina e outra para respirar e retomar a concentração? Os estudos incluem resumos, anotações, revisões e resoluções de questões anteriores? Para encontrar novos caminhos, vale conversar com os colegas que estão vivendo o mesmo momento.

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

Pedagogia a distância tem mais candidatos que curso da USP

Lançado há um ano sob críticas, o curso de...

Assistência Social do Rio entrega mais de 100 bolsas de estudo

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza nesta...

A educação que temos rouba dos jovens a consciência, o tempo e a vida.

Quando ouvimos este psiquiatra chileno de 75 anos, temos...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=