Enem recebe inscrições até 15 de junho

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve início nesta segunda-feira (28) e se estende até 15 de junho. Estudantes de escola pública que concluem o ensino médio neste ano estão isentos de qualquer taxa.

Divulgação/Enem

(1’38” / 385 Kb) – O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve início nesta segunda-feira (28) e se estende até 15 de junho. Estudantes de escola pública que concluem o ensino médio neste ano estão isentos de qualquer taxa. Os demais interessados pagarão R$ 35, por meio de um boleto bancário gerado após o preenchimento do formulário.

As inscrições só podem ser feitas pela internet, através do portal do Ministério da Educação (MEC). É necessário ter em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade (RG). Candidatos com necessidades especiais deverão informar a situação no ato da inscrição, para que sejam disponibilizadas provas diferenciadas, intérpretes e salas adaptadas.

As provas, referentes a quatro áreas de conhecimento, serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

O desempenho obtido no exame é utilizado como critério único de participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas nos cursos de graduação das universidades federais. Muitas universidades utilizam parcialmente a nota do Enem em seus vestibulares.

O Enem também é usado nos programas de bolsas de estudo (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos matriculados no Ensino Médio têm a possibilidade de obter certificação de conclusão dessa fase, desde que tirem nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

 

 

Fonte: Radio Agêncianp

+ sobre o tema

para lembrar

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

Desigualdade entre escolas públicas e privadas cresce no Enem 2023

A diferença de desempenho entre escolas públicas e privadas...

As cotas raciais e a percepção dos privilégios

Entro em sala de aula. Olho para os lados....

Estudos de gênero, trajetórias de mulheres e história das ciências no Brasil

Apresentação do trabalho de pesquisa da Dra. Mariana M....
spot_imgspot_img

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...
-+=