Enem: Sisu aumentará em 40% ingresso em universidades federais

O aluno que pretende virar calouro de universidade federal no ano que vem terá de redobrar a atenção neste fim de semana, dias do Enem. O número de vagas no sistema que usa o exame para seleção unificada nacional crescerá ao menos 40% em relação à última edição.

Divulgação/Enem

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um mecanismo no qual o candidato utiliza a nota no Enem para pleitear postos em instituições federais de todo o país.

Para ingresso no ano que vem, serão ao menos 87 mil vagas nas federais, ante 62 mil para entrada em 2011. O número final de vagas pode sofrer pequenas alterações, pois há instituições que ainda não finalizaram seus editais para 2012.

Além do Sisu, o Enem pode ser utilizado de outras maneiras, como, por exemplo, na primeira fase do vestibular, caso da Universidade Federal de São Paulo.

Considerando esse universo mais amplo de escolas, o Enem será utilizado para selecionar 105 mil vagas das federais (metade do total). Segundo pesquisadores, uma das vantagens de se adotar o Enem como seleção é a economia de gastos com vestibular. E as que aderem ao Sisu ainda podem receber estudantes do país todo.

A desvantagem é a perda de autonomia para selecionar perfil específico de alunos. E as que estão no Sisu podem ter evasão alta, pois calouros estarão fora de suas residências, com mais chances de desistir do curso.

Pesquisador da Universidade Federal de Goiás, Nelson Cardoso afirma que o Sisu “é uma experiência válida”, mas exige cautela. Ele considera interessante os alunos poderem disputar vagas pelo país. Mas alerta que, sem grande investimento em assistência estudantil, apenas os mais ricos poderão usufruir dessa vantagem.

Maria Andréia Alves, do diretório central dos estudantes da federal do Piauí, concorda.

– Nós tivemos casos de alunos que não conseguiram se manter e abandonaram o curso –, afirmou.

Mas ela defende a prova.

– Deixou de ser ‘decoreba’ e passou a ser crítica, facilitando entrada de alunos pobres.

Em geral, o Enem cobra mais interpretação que conteúdos do ensino médio.

Marcos Pesce, representante dos alunos da Universidade Estadual do RS (que integra o Sisu), afirma que uma das preocupações é com a possibilidade de estudantes de outros Estados se formarem na escola e voltarem a seus locais de origem. Isso, segundo o estudante, prejudicará o desenvolvimento regional.

Cartão de confirmação

Um erro no cartão de confirmação sobre o local de provas afetou 1.027 candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade do Rio de Janeiro. No cartão enviado aos estudantes constava o endereço do prédio da reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e o correto era o prédio da faculdade de Letras.

De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, todos os candidatos afetados foram avisados por telefone e por mensagem de texto no celular. O local de provas foi corrigido na internet, no site do Enem, no qual é possível imprimir o cartão de inscrição.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Inscrições para bolsas de estudo na Suécia terminam na próxima semana

Programa é oferecido pelo Ciências sem Fronteiras e abrange...

5 hábitos diários que ajudam a escrever melhor

São Paulo - “O escritor é um homem que,...

Palavras de origem africana no vocabulário brasileiro

Afora o Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Equatorial,...

Escola paraibana é premiada por valorizar a cultura africana Paraíba

Escola paraibana é premiada por valorizar a cultura africana...

para lembrar

As Religiões de Matriz Africana e a Escola Apostila (1)

Nossa contribuição começa quando analisamos o mapa da diáspora...

“Não esperava ódio”, diz autora de projeto antirracismo, alvo de… racismo

A campanha fotográfica, divulgada em um Tumblr na semana...

A tarefa monumental de Sociologia e Filosofia

Há sete anos, disciplinas se tornaram disciplinas obrigatórias no...

Microsoft cria rede social só para professores

Olá professores, Do Canal do Ensino  A Microsoft desenvolveu uma rede...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=