Entidades, como o Movimento Negro, vão se unir para implantação de sobrevagas na UFMT

 

 

O Movimento Negro, a União dos Negros pela Igualdade (Unegro), o Diretório Central dos Estudantes e Associação de Moradores de diversas regiões da cidade vão fazer uma ampla frente de mobilização para a implantação de sobrevagas na UFMT.

O presidente do Movimento Negro de Rondonópolis, Antutérpio Dias Pereira, o Téo, afirmou que o sistema de sobrevagas já foi aprovado pela UFMT em 2003 e até hoje não foi implantado. “Nós estamos cobrando justamente isso”, disse.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi a primeira no país a sinalizar para a política de sobrevagas para o acesso de vestibulandos negros pobres, brancos pobres e índios. “Temos que deixar bem claro que não se trata de cotas e sim sobrevagas que é diferente”, disse.

As cotas, no caso, destinam uma porcentagem das vagas pré-existentes e as sobrevagas fazem ao contrário. Ampliam em 30% as vagas na universidade justamente para atender índios, negros pobres e brancos pobres. “Essa questão de definir quem é pobre temos condições de fazer utilizando números da ONU ou IBGE”, salienta o presidente do Movimento Negro.

Ele ainda explicou que uma das ações é um abaixo-assinado que está sendo feito. A ideia é buscar mais de 10 mil assinaturas. O abaixo-assinado feito para a implantação das sobrevagas em 2003 conseguiu 6 mil assinaturas.

Fora isso, o Ministério Público já foi procurado para questionar o porquê da não implantação das sobrevagas na UFMT. “A informação que tivemos é que o caso já foi repassado para a Justiça Federal”, completou Téo.

Fonte: Guia do Estudante

+ sobre o tema

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e...

para lembrar

Educação e juventude negra: os gargalos a serem enfrentados em 2015

O percentual de jovens entre 18 e 24 anos...

Vai prestar Fuvest? USP tem aulas abertas e gratuitas sobre as obras literárias

Se você vai prestar as provas da Fuvest, a fundação...

Relatório aponta retrocessos em políticas públicas do Brasil

No momento em que toda a comunidade internacional estará...

A força do rap

Como levar essa expressão de resistência e denúncia social...
spot_imgspot_img

Escola quilombola recria jogo de xadrez com personagens históricos para valorizar a ancestralidade

Nasci, cresci e moro na Comunidade Quilombola Canabrava, no município de Flores de Goiás (GO). Por aqui, vivem cerca de 450 pessoas. Goiânia, capital...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas municipais de Belo Horizonte. Em 23 de setembro, foi sancionada a Lei Municipal 11.750/2024, de...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande do Sul, está recebendo inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado....
-+=