Escola pede para que mães busquem os filhos com roupas “menos curtas, menos decotadas e menos extravagantes”

O comunicado, enviado pela Direção do Colégio Santa Maria, gerou polêmica nas redes sociais

Da Revista Crescer 

A circular enviada para os pais (Foto: Reprodução/ Facebook)

Os pais dos alunos do Colégio Santa Maria, no bairro de Boa Viagem, no Recife, foram surpreendidos esta semana ao receberem uma circular assinada pela direção da escola pedindo que o responsável por deixar e por buscar os alunos use “roupas menos curtas, menos decotadas e menos extravagantes”. O pedido pouco convencional ainda dizia que “a maneira como nos apresentamos em público diz muito de cada um, portanto, bom-senso e discrição são marcas de uma sociedade educada e moderna”. O comunicado, que caiu nas redes sociais, gerou polêmica ao dividir opiniões – muitos acusam a escola de discriminação.

No documento, a direção justifica o pedido ao dizer que  “pais e professores são espelho para quem está em formação” e que “zela pela formação completa do educando”, portanto “é preciso mostrar que a sociedade é cercada de regras que definem comportamentos e atitudes para cada ocasião”. Em outro trecho, a direção escreve que “se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto” e “se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente”.

Procurada pela reportagem de CRESCER, a direção do colégio concordou em dar uma entrevista, com a condição de que fosse por e-mail. Ao receber as perguntas, a direção voltou atrás e se pronunciou por meio de nota oficial: “A direção do Colégio Santa Maria informa que a comunicação sobre o trajar no momento de deixar ou buscar os alunos no Colégio tem apoio de grande parte dos pais. A intenção do colégio é orientar sobre roupas adequadas ao ambiente escolar. Lamentamos caso alguém tenha interpretado de forma equivocada, ou se sentido constrangido.”

Confira na íntegra a circular enviada pela Direção do Colégio Santa Maria:

Recife, 27 de março de 2017

Prezada Família,

O Colégio é o lugar onde seus filhos permanecem por mais de uma década, e formamos uma FAMÍLIA. Juntos, educamos integralmente crianças e jovens. Desde cedo, reforçamos valores morais, éticos. sociais, humanísticos, religiosos, além de prepararmos gerações que se destacam no mundo acadêmico.

Como zelamos pela formação completa do educando, é preciso mostrar que a sociedade é cercada de regras que definem comportamentos e atitudes para cada ocasião. No Colégio, por exemplo, os alunos usam fardamento oficial, nas atividades esportivas e culturais, os trajes são específicos. Se vão à praia, à igreja, a um baile, têm de se vestir adequadamente. Pais e professores são espelho para quem está em formação. Desse modo, é interessante que reforcemos que se veste bem quem usa roupas adequadas a cada contexto. No ambiente escolar, é pertinente que o responsável por deixar e por buscar os alunos usa roupas menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes.

A maneira como nos apresentamos em público diz muito de cada um, portanto, bom senso e discrição são marcas de uma sociedade educada e moderna.
Contamos com seu habitual apoio e compreensão,

Cordialmente,

a Direção

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Alagoas tem pior educação do Brasil

Por: João Mousinho   Maceió teve a pior média...

Fuvest recebe inscrições para 10.752 vagas do vestibular 2011

A Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade...

Negro por inteiro

A Biblioteca Negra de Pelotas foi uma idéia...

Tribunal Regional Federal derruba liminar que suspendia Enem

Decisão diz que nova aplicação do Enem atrasaria vestibulares...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=