FCMS promove palestra ‘Personalidades Históricas Afrobrasileiras; do Império ao Século XX’

Enviado por / FonteDo Pantanal News

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura do governo do Estado por meio da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim em parceria com o Instituto Luther King promove a palestra “Personalidades Históricas Afrobrasileiras; do Império ao Século XX” com o professor e historiador Carlos Versoza no próximo dia 6 de novembro (terça-feira) às 19h30 no Instituto Luther King. A palestra será em comemoração ao dia nacional da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro.

O dia nacional da Consciência Negra é comemorado e celebrado em várias partes do Brasil e faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, último e maior líder do histórico Quilombo de Palmares. O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. O Quilombo de Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695.

Para contestar a data do dia 13 de maio e principalmente a falsa liberdade do dia 14 de maio, na década de 1970, o poeta e escritor gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009), um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre, estudou a data e sugeriu a evocação do dia 20 de Novembro, lançada e implantada no Brasil pelo Grupo Palmares a contar de 1971, tornando-se dia nacional da Consciência Negra em 1978, em São Paulo, numa denominação proposta no Congresso Nacional do Movimento Negro Unificado.

Em novembro de 2011 o Senado Federal aprovou a data do dia 20 de Novembro como feriado nacional, depende agora da sanção da Presidente Dilma Roussef. Em Mato Grosso do Sul é feriado municipal em Corumbá, Itaporã e Jaraguari.

Durante a palestra várias personalidades negras protagonistas da luta em prol dos direitos humanos dos afrobrasileiros serão homenageadas, entre elas Teodoro Sampaio e Oliveira Silveira.

O ministrante da palestra Carlos Alberto da Silva Versoza, é formado em História com Licenciatura Plena – UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) – Campo Grande-MS-1996, Professor de História da Rede Pública Estadual de MS, Gestor de Artes e Cultura – Historiador – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Conselheiro Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul- CEDINE-MS.

As inscrições para participar da palestra devem ser feitas pelo telefone (67) 3316-9161 e 3316-9176. As vagas são limitadas, com declaração de participação.

Serviço: Informações e inscrições pelo telefone: (67) 3316-9161 e 3316- 9176. O instituto Luther King está localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 603 ao lado do Memorial da Cultura e Cidadania.

 

 

+ sobre o tema

Milton Santos

Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, Bahia, 3 de...

Machado e a política

A campanha eleitoral, como outras, tem sido pródiga em...

Luiz Gama: Quanto vale um homem?

No tempo da escravidão, o valor era medido pela...

Dirigente histórico do Movimento Negro Brasileiro, ABDIAS NASCIMENTO, ...

A onda de repressão desencadeada em Cuba contra os...

para lembrar

Zul + Zumbi – vida e obra de uma Mulher Negra chamada Zulmira

Zul + – A certeza do recomeçar faz de...

Justiça racial: sociedade e Estado em prol da igualdade

Por muito tempo, discriminação foi tema ignorado por Marcia Lima...

Teodoro Sampaio

Teodoro Fernandes Sampaio (Santo Amaro da Purificação, 7 de janeiro...

Luiz Gama, o abolicionista

Ele está ali no Largo do Arouche, no canto...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University....

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=