Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Evento chega a sua 5ª edição após júri popular condenar os executores do crime

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro, com programação cultural, shows e atividades gratuitas. O evento é organizado pelo Instituto Marielle Franco e marca sete anos do assassinato da vereadora e seu motorista Anderson Gomes.

Este ano, o festival acontece após o júri popular que condenou os assassinos confessos por duplo homicídio triplamente qualificado. Desde 2019, o mês de março é marcado por atividades que reafirmam a memória e a luta por justiça por Marielle e Anderson. 

Nas redes sociais, Luyara Franco, filha e diretora de Legado do instituto, disse que, apesar dos avanços na investigação, o caso ainda não foi totalmente solucionado. “Quem e porque mandaram matar Marielle Franco e Anderson Gomes?”, ainda é uma pergunta em aberto. O festival, segundo ela, é o momento da família, junto com artistas, ativistas, e a sociedade como um todo, cobrarem respostas.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, divulgou um vídeo no qual afirma que o “compromisso com a memória da minha irmã e do Anderson são inegociáveis”. Após a condenação dos executores, as famílias têm cobrado a responsabilização dos mandantes.

“O festival é um dia de encontro da cultura, com mobilização coletiva para manter viva a memória da Mari e do Anderson e continuar cobrando respostas sobre esse crime. É um momento preparado com muito carinho pela minha família e pela equipe do Instituto Marielle Franco. Todos os dias a gente sente muita falta da Mari e do Anderson e a gente continua firme nessa luta”, disse Anielle.

Parte da programação em homenagem à vereadora ocorre no sábado (15), com o lançamento do livro infantil A História de Marielle Franco. Ao longo das páginas, é contada a história de Marielle, desde sua infância e juventude na Maré até se tornar referência na luta pelos direitos humanos.

A autora é a professora Pamella Passos, integrante do nosso conselho consultivo do Instituto e comadre de Marielle. O evento de lançamento acontece na Livraria Eduardo Da Vinci, na Avenida Rio Branco, número 185, no centro do Rio, às 10h.

Serviço

Festival Justiça por Marielle e Anderson

Local: Praça da Pira Olímpica (Rua Primeiro de Março, 76-86 – Centro, Rio de Janeiro). 

Ao lado do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

Horário: 17h

Entrada: Gratuita

Confira a programação completa nas redes sociais neste link.

+ sobre o tema

Número de mulheres que operam máquinas agrícolas aumenta em MT

Porém, mulheres ainda representam menos de 10% do total...

Um raio-x dos casamentos LGBT no Brasil

Desde 2013, Brasil registrou mais de 14 mil casamentos...

Sexo e as nega, uma PORRA! Mais uma vez as mulheres negras são estereotipadas em sua sexualidade.

Na quarta feira, dia 16 de setembro, excepcionalmente, eu...

para lembrar

Primeira vacina anticoncepcional para homens deve ficar pronta em 2023

Um contraceptivo masculino inédito em forma de vacina —...

A máquina de fazer ativistas não respeita subjetividades

É comum nos movimentos sociais a ideia de coletividade...

Deputada brasileira denuncia assédio sexual de Boaventura durante doutorado

“A violência que sofri gerou outros processos de violência....
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=