Fim da boate Alôca sepulta uma era de ativismo gay

Este domingo amanheceu sem Alôca. Uma ação da prefeitura, afirmando que a casa não respeitava leis de silêncio urbano, emparedou as portas do sobrado na rua Frei Caneca onde funcionou a mais tradicional balada gay de São Paulo. Mais do que uma boate, Alôca, que durou mais de duas décadas ali, foi um reduto de resistência, um dos espaços mais democráticos da noite paulistana e palco de ativismo político, aventuras sexuais e muita música.

Por Pedro Diniz Do Blog Folha

Todo gay paulistano ou que já esteve em São Paulo suou, dançou e talvez transou lá dentro, entre paredes de fibra de vidro que simulam uma caverna. Joia encardida do centro, Alôca teve seus altos e baixos e parece agora encerrar sua história por decisão do poder público. Desde que André Pomba, mítico DJ que comandava as noites de domingo do clube, deixou de tocar por ali, a casa parecia estar entrando em decadência, mas não deixa de perder seu simbolismo.

É triste que depois de resistir a épocas de verdadeira perseguição à noite por administrações mais míopes do que a atual, Alôca saia de cena. Sucumbe em meio a acusações e desavenças. Mas São Paulo e a cultura gay paulistana perdem mais do que uma balada. O que está em jogo, caso os proprietários da casa não consigam reverter a decisão da prefeitura, é a dissolução de um ícone, encerrando talvez uma era de ativismo gay na maior cidade da América do Sul.

Numa metrópole em que a noite se redesenha a cada instante com modas passageiras, era um consolo saber que Alôca, aquele lugar onde tantos entre nós saíram do armário, estaria sempre ali, um buraco para mais aventuras, bebidas duvidosas e uma pista de dança em ebulição. Muitos clubes históricos da cidade abriram e fecharam as portas enquanto Alôca sempre esteve firme no mesmo lugar, uma espécie de âncora de todas as tribos da noite com inclinações hedonistas.

Essa gruta estranha sempre será lembrada, talvez fetichizada, por sua sujeira, uma espécie de caos primordial onde identidades nunca foram estanques. Lá dentro, bêbados e drogados ou não, todos podiam ser tudo. Lembro sempre os garotos mais novos, os que entravam com RGs falsos para dar beijos triplos e afins, e também a turma mais velha que não assumia sua sexualidade em público e encontrava ali uma arena livre, sem julgamentos nem limites.

Livros já foram escritos sobre Alôca e testemunhos nostálgicos não vão faltar neste momento. Mas ela acabar da forma como parece ter acabado, sem ao menos uma despedida, é fechar um capítulo da história da noite paulistana sem consideração com os milhares de gays que tinham ali um reduto de expressão. São Paulo sempre foi uma cidade violenta, não só na selvageria das ruas, mas também na forma como trata sua história. Este é mais um exemplo de um ato de violência, praticado contra uma população que ainda vai à luta todos os dias para sobreviver, tantas bichas e viados que ali se orgulharam de ser bichas e viados, mas ainda podem apanhar por isso na selva de pedra de verdade lá fora.

+ sobre o tema

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

Evento estudantil sofre ‘ataque de intolerância’, segundo organização

A 3ª Semana Cultural do Curso de Direito da...

Skinheads suspeitos de agressão homofóbica em Fortaleza são notificados para depor

Garoto foi agredido em praça em Fortaleza em 'presumido...

Família real britânica terá seu primeiro casamento gay

Primo da rainha Elizabeth II será conduzido no altar pela...

para lembrar

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente nas ações da polícia de São Paulo só tem feito aumentar a violência, provocando a intensificação...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em segundo plano nas negociações e agendas nacionais. Mas o ano de 2023 ativou um gatilho...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo. Disposta a transformar o cenário brasileiro de negócios, há um ano a ApexBrasil (Agência Brasileira...
-+=