Brigada Militar de Porto Alegre: uso combinado de repressão e opressão machista, racista e LBTfóbica!

— “Vadiazinha”… “Vagabunda”… “Machorra! Pensa que não te conheço? ”

por Aline Costa no Sul 21

Desarmadas e permanecendo cerca de quarenta minutos com as mãos para cima, sete mulheres abordadas pela Brigada Militar de Porto Alegre, sofreram – sem filtro – a violência da opressão machista, racista e LGBTfóbica, combinada com a repressão brutal da polícia. Elas estavam junto com mais de 120 pessoas que saíram da manifestação em frente à empresa de transporte Carris, no dia 30 de junho, data que marcou a segunda Greve Geral no país. O dia, que deveria ser uma ação de paralisação dos rodoviários e rodoviárias, como forma de exigir dos governos que retirem seus ataques aos direitos da classe trabalhadora, se transformou em verdadeira praça de guerra. A BM atacou violentamente os manifestantes com bombas e muita truculência, prendeu arbitrariamente um professor da rede estadual de ensino e o mandou para o Presídio Central e, um pouco depois, abordou, revistou e despejou quase uma hora de ofensas covardes contra mulheres que estavam na manifestação e até violência física a uma delas.

A ação da Brigada foi filmada ao vivo pelo repórter da Rádio Gaúcha, Felipe Daroit, que nitidamente estava de acordo com a truculência policial, tendo em vista que em nenhum momento questionou a violência, nem das bombas, muito menos da abordagem e revista das meninas. A política do “não é comigo”, fruto da tal “neutralidade” do jornalismo representou mais uma vez a cumplicidade do repórter com a situação de violência. Um fato degradante também à cobertura jornalística da emissora, da qual se espera outra atitude: a de denunciar o que está errado.

É importante chamar atenção para o lugar de onde estamos apontando tal situação. Porque há no Brasil um aspecto de calamidade pública no que diz respeito à violência contra mulheres, LGBTs e o povo negro. Temos uma das polícias mais violentas e falamos do país que ocupa os rankings nefastos de 1º lugar no mundo que mais mata LGBTs, e 5ª posição mundial no que se refere ao assassinato de mulheres, onde a combinação entre racismo e machismo mata mais as mulheres negras e teve 22% de aumento equivalentes ao homicídio dessas nos últimos 10 anos[1]. Estamos onde as mulheres negras são as que recebem os menores salários, estão nos piores postos de trabalho e são as que mais residem nas periferias das cidades. A construção social da mulher negra como objeto sexual, hipersexualizada e propriedade masculina, resquícios da ideologia escravocrata, também está presente nessa agressão.

A violência policial continua sendo um dos principais temas que despertam medo e pavor entre a população das grandes cidades brasileiras. Eles têm como orientação um procedimento operacional padrão que se baseia na violência física e psicológica que eles usam, supostamente, para garantir o cumprimento dessas leis. Mas as leis que tanto primam e bradam como ordem não levem em conta que a humilhação, o constrangimento, o insulto, a chantagem e a ridicularização são tipos de violência passíveis de punição criminal.

Portanto, devemos denunciar a violência policial ocorrida no dia 30 de junho na Carris e exigir nas ruas o fim da criminalização dos movimentos sociais e da conduta criminosa, racista, machista e lgbtfóbica da polícia do Sartori.

Mulheres, negras e LGBTs vivem a opressão a todo momento. No sistema capitalista é impossível não viver, porque isso alimenta a lógica da superexploração, que se aproveita das diferenças para obtenção de vantagens e maiores lucros aos patrões, especialmente em momentos de crise econômica. Nós, trabalhadores e trabalhadoras, juventude, precisamos nos proteger da polícia, proteger nossas filhas e filhos que serão violentados, assassinados, se são pobres, negras, negros, homossexuais e mais, se por culpa do próprio Estado estão em situação de risco e vulnerabilidade.

Nossa luta é ainda maior!

A democracia dos ricos não é capaz de pôr fim às mazelas do capitalismo. A violência contra as mulheres, negras e LGBTs segue se acirrando e tem suas raízes na contradição de classe desse sistema. Portanto, nossa luta está a serviço de construir uma sociedade sem classes, o socialismo, onde não haja nenhuma forma de opressão e exploração.

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Pai deixou o preconceito no passado e resolveu ir no casamento de sua filha com uma mulher! É muito lindo!

Muitos pais heterossexuais, contam que no início do relacionamento...

10 comportamentos machistas disfarçados de “coisas naturais”

1. Divisão de tarefas Num mundo em que mulheres e...

Enfrentei aquele homem e faria tudo de novo

Muitos de vocês conhecem minha história. Diria até que...

Gerson Carneiro: Querem combater o machismo? Baixem as armas!

Olhar e enxergar o machismo por Gerson Carneiro, no Viomundo Começarei...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O direito das mulheres à literatura

A literatura, para Antonio Candido, é direito inalienável do sujeito, indispensável à humanização. Espaço de desacato, para a escritora argentina María Teresa Andruetto, ela nos questiona,...
-+=