Frida Kahlo é a artista latino-americana mais valiosa

Enviado por / FonteDo Público

A pintora Frida Kahlo tornou-se a artista latino-americana com a obra mais cara de sempre na sequência de um leilão em Nova Iorque. Dos desnudos en el bosque (La tierra misma) foi arrematado por oito milhões de dólares (sete milhões de euros) e estabeleceu um novo recorde para a mexicana.

A venda, na quinta-feira e realizada pela leiloeira Christie’s, foi um dos momentos finais da temporada de Primavera de leilões de arte, que, assinalam os analistas, não foi particularmente estimulante. Várias obras do mercado impressionista e arte moderna – como Le basin aux nympheas de Monet, por 27 milhões, ou La Jeune femme a la rose de Modigliani, por 12,8 milhões – foram vendidas sem grandes sobressaltos, mas nenhuma peça individual ultrapassou preços acima dos 40 milhões de dólares, quando em temporadas passadas o sector tem originado leilões muito mais valiosos.

Ainda assim, a obra da pintora mexicana, e um dos maiores nomes das artes do século XX, marcou um novo recorde ao ultrapassar o seu conterrâneo Rufino Tamayo (El Trovador, em 2008) e a tornar-se a artista mais rentável da América Latina com uma venda que partiu dos cinco milhões de dólares de base de licitação e atingiu os oito milhões. Contudo, a estimativa de valor máximo a atingir por Dos desnudos en el bosque (1939) era de 12 milhões de dólares. Foi vendida a um licitador que comunicava via telefone.

“Estamos particularmente orgulhosos do resultado atingido”, diz Brooke Lampley, responsável pela secção de Arte Moderna e Impressionista na Christie’s de Nova Iorque, “que estabeleceu o recorde mundial de leilões para a artista e se tornou o preço mais elevado para qualquer obra de um artista latino-americano”. Frida Kahlo (1907-1954) não se encontra pela primeira vez nesta posição. Já com a obra de pequenas dimensões, Raíces, tinha estabelecido o seu recorde anterior.

Dos desnudos en el bosque (La tierra misma) foi pintada sobre metal, evocando tanto as “antigas oferendas aos santos” e “é uma das pinturas mais pessoais de Kahlo”, segundo Virgilio Garza, por seu turno responsável pela área de arte latino-americana da leiloeira, disse à Associated Press.

Desde a sua primeira ida à praça, em 1989, o seu valor multiplicou-se 20 vezes.

Leia Também: 

16 frases impactantes de Frida Kahlo

Livro infantil celebra a vida da artista Frida Kahlo

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

‘Eu me comporto igual no ar e fora do ar’, diz Maria Júlia Coutinho

Apesar de ter entrado no horário nobre há algumas...

Parem de criticar a Geração Tombamento

"A noite tá perfeita eu saio ''cas'' amiga loca Joias,...
spot_imgspot_img

A vida secreta de Frida Kahlo

"Eu pinto autorretratos porque fico sozinha com muita frequência, porque sou a pessoa que conheço melhor", disse a artista mexicana Frida Kahlo. O status...

Barbie cria boneca Frida Kahlo e de mais 2 mulheres que fizeram história: veja as fotos!

Há mais de 50 anos, as bonecas Barbie fazem parte da infância de muita gente e, recentemente, a marca criou uma nova linha com o objetivo...

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...
-+=