Frida Kahlo é a artista latino-americana mais valiosa

Enviado por / FonteDo Público

A pintora Frida Kahlo tornou-se a artista latino-americana com a obra mais cara de sempre na sequência de um leilão em Nova Iorque. Dos desnudos en el bosque (La tierra misma) foi arrematado por oito milhões de dólares (sete milhões de euros) e estabeleceu um novo recorde para a mexicana.

A venda, na quinta-feira e realizada pela leiloeira Christie’s, foi um dos momentos finais da temporada de Primavera de leilões de arte, que, assinalam os analistas, não foi particularmente estimulante. Várias obras do mercado impressionista e arte moderna – como Le basin aux nympheas de Monet, por 27 milhões, ou La Jeune femme a la rose de Modigliani, por 12,8 milhões – foram vendidas sem grandes sobressaltos, mas nenhuma peça individual ultrapassou preços acima dos 40 milhões de dólares, quando em temporadas passadas o sector tem originado leilões muito mais valiosos.

Ainda assim, a obra da pintora mexicana, e um dos maiores nomes das artes do século XX, marcou um novo recorde ao ultrapassar o seu conterrâneo Rufino Tamayo (El Trovador, em 2008) e a tornar-se a artista mais rentável da América Latina com uma venda que partiu dos cinco milhões de dólares de base de licitação e atingiu os oito milhões. Contudo, a estimativa de valor máximo a atingir por Dos desnudos en el bosque (1939) era de 12 milhões de dólares. Foi vendida a um licitador que comunicava via telefone.

“Estamos particularmente orgulhosos do resultado atingido”, diz Brooke Lampley, responsável pela secção de Arte Moderna e Impressionista na Christie’s de Nova Iorque, “que estabeleceu o recorde mundial de leilões para a artista e se tornou o preço mais elevado para qualquer obra de um artista latino-americano”. Frida Kahlo (1907-1954) não se encontra pela primeira vez nesta posição. Já com a obra de pequenas dimensões, Raíces, tinha estabelecido o seu recorde anterior.

Dos desnudos en el bosque (La tierra misma) foi pintada sobre metal, evocando tanto as “antigas oferendas aos santos” e “é uma das pinturas mais pessoais de Kahlo”, segundo Virgilio Garza, por seu turno responsável pela área de arte latino-americana da leiloeira, disse à Associated Press.

Desde a sua primeira ida à praça, em 1989, o seu valor multiplicou-se 20 vezes.

Leia Também: 

16 frases impactantes de Frida Kahlo

Livro infantil celebra a vida da artista Frida Kahlo

+ sobre o tema

Mandela é homenageado em todo o mundo ao completar 95 anos

A África do Sul e o mundo todo homenagearam...

Sheron Menezzes: “Hoje as crianças negras têm em quem se espelhar”

Manusear panelas cheias de vatapá, caruru e camarão seco...

Comunidade quilombola Onze Negras mais perto dos benefícios previdenciários

Fonte: jornal Irohin online - Extraído de: Ministério Público...

Cultne TV tem diversas opções on-line e mais estreias em maio

Novos episódios semanais de diversas séries chegam à Cultne...

para lembrar

Economia angolana vai ultrapassar a da África do Sul em 2016

A economia angolana, tal como a nigeriana, deverá...

Barbie negra: Matel lançou 10 novas bonecas para trazer diversidade e representatividade

Barbie negra: A Mattel lançou uma nova coleção de...

Morre aos 88 anos Toni Morrison, escritora americana e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura

'Apesar de sua morte representar uma tremenda perda, estamos...

Carlos Marighella

nascimento: 5 de dezembro de 1911, Salvador, Bahia morte: 4...
spot_imgspot_img

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...
-+=