Fuvest abre nesta sexta-feira as inscrições para o vestibular 2013

Inscrições podem ser feitas até 10 de setembro; taxa é de R$ 130.
De acordo com a Fuvest, 11.802 vagas são oferecidas neste ano.

Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem

A Fuvest abre nesta sexta-feira (24) as inscrições para o vestibular 2013. Os candidatos a vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa poderão se inscrever pelo site www.fuvest.br até o dia 10 de setembro.

A taxa de inscrição é de R$ 130. O período de pedidos de isenção já foi encerrado. Neste ano, os candidatos disputarão um total de 11.082 vagas: 10.982 delas em cursos da USP e 100 vagas no curso de medicina da Faculdade da Santa Casa de São Paulo. O vestibular passado registrou mais de 146 mil inscritos.

As provas serão realizadas em 26 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo. No interior do estado a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

A prova da primeira fase será em 25 de novembro. A prova terá 90 questões de múltipla escola sobre disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.

As provas da segunda fase serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

A Fuvest lembra que a partir de 1º de janeiro de 2013, estarão em vigor as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A lista dos aprovados sairá em 2 de fevereiro de 2013.

VEJA OS LIVROS OBRIGATÓRIOS PARA OS VESTIBULARES DA UNICAMP E FUVEST
NOME DO LIVRO NOME DO AUTOR
“Viagens na minha terra” Almeida Garrett
“Til” José de Alencar
“Memórias póstumas de Brás Cubas” Machado de Assis
“Sentimento do mundo” Carlos Drummond de Andrade
“Memórias de um sargento de milícias” Manuel Antônio de Almeida
“O cortiço” Aluísio Azevedo
“A cidade e as serras” Eça de Queirós
“Vidas secas” Graciliano Ramos
“Capitães da areia” Jorge Amado

A Universidade de São Paulo tem um Programa de Inclusão Social (Inclusp) com duas formas de estimular o ingresso de estudantes egressos da escola pública em seus cursos. Para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), as inscrições estão encerradas desde o dia 15. A outra forma de estímulo é chamada de Sistema de Pontuação Acrescida que permite aos estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e que não tenham se inscrito no Pasusp, optar por acréscimo nas notas da 1ª e 2ª fases, segundo cálculo baseado no desempenho do vestibulando na prova da primeira fase. Esse bônus pode corresponder a 8% da nota.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Os Estados e a universidade pública

Por: PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF   A rede de...

Estudantes protestam contra adoção do Enem pela UFMG

Mais de mil alunos de cursinhos e escolas particulares...

Temática afro-brasileira terá publicação de obras didáticas para o Ensino fundamental

por: Ionice Lorenzoni   Estarão prontas este ano...

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

para lembrar

Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

A inclusão de recursos digitais em salas de aula...

Candidato poderá desistir de vaga no Sisu; MEC institui lista de espera para sistema

Os candidatos que concorrem a vagas em instituições federais...

4,1 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, diz MEC

Mais de 4,1 milhões de crianças e jovens em...

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=