Governo inclui alunos de mestrado e doutorado no Fies

Ministério da Educação ampliou as regras do programa destinado ao financiamento de estudantes do ensino superior; ministro Henrique Paim informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, posteriormente, para adesão dos estudantes

Por Marcela Ayres, do Brasil 247

Divulgação/PDE

SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério da Educação ampliou as regras do Fies, conforme portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial, passando a incluir os cursos de mestrado e doutorado no programa destinado ao financiamento de estudantes do ensino superior.

Antes da mudança, apenas os cursos de mestrado profissional, que enfatizam estudos e técnicas diretamente voltados ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional, eram contemplados.

Em nota no site do MEC, o ministro da Educação, Henrique Paim, informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, posteriormente, para adesão dos estudantes.

A previsão do MEC é que a nova modalidade do Fies tenha 31,6 mil potenciais beneficiários, matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto senso ofertados por cerca de 170 instituições privadas.

O ministério ressaltou que o Fies da Pós-graduação não atenderá cursos de especialização (lato sensu), categoria na qual se enquadram os MBAs, nem cursos de ensino a distância.

“Alunos já contemplados com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) não poderão solicitar o financiamento”, disse o MEC.

Segundo o ministro da Educação, o Fies conta atualmente com 1,6 milhão de contratos firmados. “Hoje, 40 por cento dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas são apoiados por programas do Governo Federal – o Fies e o ProUni (Programa Universidade para Todos)”, disse Paim.

+ sobre o tema

Preconceito infeliz

Infelizmente, casos de discriminação ainda são uma constante em...

Crianças e adolescentes vão à Câmara de SP para entregar propostas sobre o Plano de Educação

Comissão de estudantes chama a atenção para a importância...

MEC propõe pacto com estados para melhoria do ensino médio

Após reunião com os secretários estaduais de Educação, o...

‘Ministro me dará nova chance’, diz candidata que deu à luz durante Enem

Estudante conta que não sabia que estava grávida. Inep confirma...

para lembrar

Pedagoga brasileira apresenta livro sobre realidades da cultura afro-brasileira

A leitura que se pode fazer da obra "História...

Para Chauí, ditadura iniciou devastação física e pedagógica da escola pública

    São Paulo – Violência repressiva, privatização e a reforma...

Número de inscritos no Enem já supera 1 milhão

Por: Amanda Cieglinski Brasília – O número de inscritos no...
spot_imgspot_img

Como a educação antirracista contribui para o entendimento do que é Racismo Ambiental

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro mês do ano ficou marcado pelas tragédias causadas pelas...

Começa prazo para complementar inscrição adiada no Fies

Começa nesta quarta-feira (7) o prazo para as pessoas que se inscreveram no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e tiveram...

SISU: selecionados têm até quarta-feira para fazer matrícula

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula...
-+=