Graça Machel fica com metade da herança de Mandela

Enviado por / FonteDo O Pais

Testamento de Mandela lido ontem pelo Tribunal Constitucional sul-africano

A última vontade do histórico líder da África do Sul, Nelson Mandela, foi publicada, ontem, pelo Tribunal Constitucional daquele país, numa cerimónia que é descrita pela imprensa local como tendo sido emocionante. No testamento, Nelson Mandela deixou clara a sua vontade, fazendo uma descrição pormenorizada de cada beneficiário da sua herança.

Graça Machel, última esposa de Madiba, por lei, fica com metade dos bens declarados, tendo em conta que casou em regime de comunhão geral dos  bens. Assim, de acordo com a lei sul-africana, a moçambicana tem 90 dias para contestar ou aceitar a fortuna.

Mandela tratou ainda de distribuir dinheiro por todos os filhos de Samora Machel. Malengane Machel e Josina Machel, filhos de Graça, ficam com três milhões de rands cada, equivalentes a nove milhões de meticais. Os restantes seis filhos de Samora, fora do casamento com Graça, ficam com 100 mil rands cada, cerca de 150 mil meticais.

Graça poderá abdicar da metade dos bens. Aliás, a imprensa internacional já avança essa possibilidade. O público cita os advogados dela a referir que Graça poderá ficar apenas com os bens descritos no testamento: três imóveis e uma quinta em Moçambique; todos os veículos automóveis que são usados pela viúva; todas as jóias por ela usadas; todo o dinheiro nas contas bancárias registadas em nome de Graça.

Das suas propriedades na África do Sul, três foram legadas à fundação familiar “Nelson Rohlilala Mandela Family Trust”, entre elas, a casa na qual está enterrado, em Qunu, a de Joanesburgo, onde recebeu cuidados médicos em Houghton.

Além dos familiares directos, Mandela decidiu oferecer dinheiros aos seus nove empregados com os quais passou os últimos dias. Cada um vai receber 50 mil rands, equivalentes a cerca de 150 mil meticais.

Graça Machel

 

 

+ sobre o tema

Uberlândia: Desabafo de um Cristão Negro

por: Alex Vinícius Dias        ...

No Dia da Consciência Negra, organizações saem às ruas

Entidades querem reformas estruturais para combater o racismo, defendem...

Presidente maliano defende integração africana

O presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, disse...

para lembrar

Feliz Aniversário Antonio Pitanga – 13 de Junho de 1939

Neste 13 de junho é comemorado o aniversário de...

Nosso racismo é um crime perfeito

Por Camila Souza Ramos e Glauco Faria   ...

CARTA ABERTA por Profa. Silvany Euclênio

Aos / às profissionais da Rede Municipal de Educação...

Livro sobre cultura africana será lançado em Caruaru nesta quarta

O livro A história de um fantástico encontro...
spot_imgspot_img

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...

Mostra dos Racionais MCs destrincha seu legado para toda a música brasileira

Num bilhete, Pedro Paulo avisa sua mãe que vai ter de viajar para fazer um show em Minas Gerais. Em outro pedaço de papel,...
-+=