Graça Machel fica com metade da herança de Mandela

Enviado por / FonteDo O Pais

Testamento de Mandela lido ontem pelo Tribunal Constitucional sul-africano

A última vontade do histórico líder da África do Sul, Nelson Mandela, foi publicada, ontem, pelo Tribunal Constitucional daquele país, numa cerimónia que é descrita pela imprensa local como tendo sido emocionante. No testamento, Nelson Mandela deixou clara a sua vontade, fazendo uma descrição pormenorizada de cada beneficiário da sua herança.

Graça Machel, última esposa de Madiba, por lei, fica com metade dos bens declarados, tendo em conta que casou em regime de comunhão geral dos  bens. Assim, de acordo com a lei sul-africana, a moçambicana tem 90 dias para contestar ou aceitar a fortuna.

Mandela tratou ainda de distribuir dinheiro por todos os filhos de Samora Machel. Malengane Machel e Josina Machel, filhos de Graça, ficam com três milhões de rands cada, equivalentes a nove milhões de meticais. Os restantes seis filhos de Samora, fora do casamento com Graça, ficam com 100 mil rands cada, cerca de 150 mil meticais.

Graça poderá abdicar da metade dos bens. Aliás, a imprensa internacional já avança essa possibilidade. O público cita os advogados dela a referir que Graça poderá ficar apenas com os bens descritos no testamento: três imóveis e uma quinta em Moçambique; todos os veículos automóveis que são usados pela viúva; todas as jóias por ela usadas; todo o dinheiro nas contas bancárias registadas em nome de Graça.

Das suas propriedades na África do Sul, três foram legadas à fundação familiar “Nelson Rohlilala Mandela Family Trust”, entre elas, a casa na qual está enterrado, em Qunu, a de Joanesburgo, onde recebeu cuidados médicos em Houghton.

Além dos familiares directos, Mandela decidiu oferecer dinheiros aos seus nove empregados com os quais passou os últimos dias. Cada um vai receber 50 mil rands, equivalentes a cerca de 150 mil meticais.

Graça Machel

 

 

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

“Não sou santo”, afirma Nelson Mandela em novo livro

Uma nova compilação de documentos e registros pessoais de...

Estado de saúde de Mandela está muito melhor, de acordo com médicos

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está "muito...

Graça Machel apela à união dos sul-africanos

Graça Machel apela à união dos sul-africanos: mulher de...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=