Grupo da ONU sobre afrodescendentes visita o Brasil

 

O Grupo de Trabalho de Especialistas da ONU sobre Afrodescendentes visita pela primeira vez o Brasil esta semana. A equipe chega ao país nesta terça-feira, 3, e fica até dia 13.

A meta é examinar uma série de questões relacionadas aos direitos humanos dos povos com ascendência africana. A especialista Mireille France, que faz parte da delegação, diz que o Brasil fez muitos progressos na promoção da igualdade.

Mas segundo ela, o país ainda enfrenta vários desafios ligados à consequência da escravidão, do tráfico de escravos e do colonialismo. A missão também vai checar se o governo está cumprindo suas obrigações em relação aos direitos dos afrodescendentes.

O grupo da ONU faz a visita a convite do próprio governo brasileiro. A equipe passará por Brasília, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nas cidades, os especialistas terão encontros com representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de ONGs e comunidades de afrodescendentes, incluindo grupos religiosos e comunidades.

A missão da ONU vai prestar atenção especial a questões relacionadas à pobreza, estigma, desigualdade, acesso à saúde, educação e justiça e participação no processo político.

Os especialistas também vão avaliar atos de racismo, xenofobia e discriminação de afrodescendentes no Brasil. (MJ/Rádio ONU)

Fonte: Cancaonova

+ sobre o tema

‘A PM tirou um pedaço de mim’, diz Tati Quebra Barraco sobre morte do filho

A funkeira Tati Quebra Barraco escreveu, na madrugada desta...

Projeto de deputado gaúcho pode punir torcedor racista com cinco anos fora dos estádios

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei 7383/14,...

“O encarceramento sempre foi um instrumento de manutenção da ordem econômico-social”

Orlando Zaccone/ Foto: reprodução vídeo Crimes e Castigos Para o ...

para lembrar

Ozil atacado por racistas

  Colega de Cristiano Ronaldo no Real Madrid denunciou às...

Negros nas universidades: além de cotas, precisamos também de escolta?

Na última semana, um coletivo formado por alunos negros...

O assassino na sala de jantar. A situação degradante da PM Brasileira

A situação da polícia militar no Brasil é tão...
spot_imgspot_img

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...

Juiz condena alunas do Vera Cruz por racismo contra filha de Samara Felippo

A Justiça de São Paulo decidiu, em primeira instância, pela condenação de duas alunas por ofensas racistas contra a filha da atriz Samara Felippo. O...

Shopping Higienópolis registrou ao menos 5 casos de racismo em 7 anos

O shopping denunciado por uma família após uma abordagem racista contra adolescentes já registrou ao menos outros quatro casos semelhantes nos últimos sete anos. O...
-+=