Guia: Construção de consultas participativas para fortalecer ações da sociedade civil

Este guia… 

…surgiu em meio à pandemia de COVID-19 e às diversas ações e  articulações da sociedade civil, organizada ou não, para enfrentamento  aos efeitos sociais e econômicos desse contexto. 

Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, o Geledés Instituto da Mulher  Preta, em parceria com a Rede Conhecimento Social, desenvolveu o  projeto “Consulta participativa sobre as ações da sociedade civil no  enfrentamento aos efeitos da pandemia”, com o objetivo de mapear,  levantar e analisar as experiências realizadas na Região Metropolitana de  São Paulo. Para documentar, produzir informações e registrar  aprendizados sobre a atuação de pessoas e organizações, foi utilizada a  metodologia de PerguntAção, uma abordagem participativa que pode ao  mesmo tempo potencializar a mobilização popular e ao mesmo tempo  ampliar a produção de conhecimento da própria sociedade sobre ela  mesma. 

Este guia apresenta a metodologia PerguntAção como uma ferramenta  para representantes de organizações e lideranças comunitárias  multiplicarem pesquisas participativas em seus contextos, para apoiar e  qualificar tomada de decisão sobre suas ações. 

Acesse o Guia Aqui

-+=
Sair da versão mobile