O Halloween, ou Dia das Bruxas, é celebrado nesta quinta-feira (31). Mas você sabia que este também é o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro?
Para Fábio Paz, professor de literatura da Universidade Católica de Brasília, a alta exportação de mídia dos Estados Unidos (EUA), como filmes e músicas, contribuiu fortemente para que o Halloween ganhasse popularidade no Brasil, tornando “difícil ignorar a celebração”.
O professor também destaca que muitas pessoas não conhecem o Dia do Saci, criado nos anos 2000. O personagem negro, que usa um gorro vermelho e tem uma única perna, é um importante personagem da cultura brasileira (saiba mais abaixo).
A celebração do folclore é essencial para a nossa formação como brasileiros”, diz o acadêmico.
Origem do Halloween
Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo
O Halloween nasceu no Reino Unido e seu nome deriva de “All Hallows Eve”.
- “Hallow” é um termo antigo para “santo”
- “Eve” é o mesmo que “véspera”
O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Desde o século 18, historiadores apontam que o Halloween moderno surgiu devido a uma mistura da celebração do Dia de Todos os Santos com a de um antigo festival pagão, o Samhain – termo que significa “fim do verão” – e que também era celebrado em 31 de outubro.
Segundo acadêmicos, o Samhain era uma homenagem ao “Rei dos mortos”. Não se tem certeza se o Dia de Todos os Santos foi instituído no dia 31 para tentar “cristianizar” o Samhain, mas a data fez com que a celebração cristã dos santos e a do Samhain fossem unidas.
Como o Halloween chegou à América?
Em 1845, durante o período conhecido como a “Grande Fome”, 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto suas histórias e tradições. Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram nos Estados Unidos pouco depois disso.
Foi nos EUA também que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. No Reino Unido, o legume mais “entalhado” ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo. A tradição moderna de “doces ou travessuras” também é dos EUA.
Como Halloween chegou ao Brasil?
Fábio Paz, professor de literatura da Universidade Católica de Brasília, lembra que uma grande quantidade de filmes, propagandas e músicas dos EUA são consumidos no Brasil. As mídias que tratam do Halloween se popularizaram e incentivaram que a data fosse cada vez mais conhecida por aqui.
O professor lembra que, em 31 de outubro, até desenhos infantis fazem especiais sobre o Halloween. “Assim se torna muito difícil ignorar essa celebração”, diz.
“A ideia do Halloween é muito mais que a ideia do assustador, mas da criatividade em geral, o que é bonito de se ver” diz Fábio Paz.
O professor lembra que outras festas populares no Brasil tiveram origem em outros locais, como o Carnaval, que surgiu na Europa, durante a Idade Média. Para o pesquisador, as fantasias e a organização coletiva, características do Halloween, conquistaram os brasileiros.
E qual a origem do Saci?
Conhecido por assoviar pelas matas, o Saci é famoso por realizar brincadeiras e travessuras por onde passa. Mas, mais que isso, ele é protetor das florestas e amigo da natureza.
As características do personagem são que ele tem apenas uma perna, é um menino negro, que usa um gorro vermelho, fuma cachimbo e que consegue criar redemoinhos.
Uma das versões da história diz que a lenda do Saci nasceu na tribo Guarani, que habitava a fronteira do Brasil com o Paraguai.
Mas você sabia que o personagem sequer tem um emoji “para chamar de seu”?
Por que Dia do Saci é celebrado no Dia das Bruxas?
O Dia do Saci chegou a ser oficializado em leis estaduais, como em São Paulo, por exemplo. Mas a data é apontada como uma celebração nacional.
Dois projetos da Câmara dos Deputados chegaram a ser apresentados em 2003, sugerindo a oficialização do dia 31 de outubro como o Dia do Saci em todo o Brasil. Um desses projetos cita na justificativa que a data foi definida intencionalmente no mesmo dia do Halloween.
“Em vez de bruxas e gnomos, a manifestação cultural deve valorizar figuras folclóricas que se refiram às tradições brasileiras”, consta no projeto.
O professor Fábio Paz diz que o folclore brasileiro também precisa ser divulgados nas mídias. Ele entende que muitas pessoas não têm conhecimento do Dia do Saci, e que o folclore é um importante elemento da cultura nacional.
“Nós não podemos esquecer que também temos a celebração do nosso fantástico, do nosso folclore” diz Fábio Paz.