ILHEUS: Programação da Casa dos Artistas traz como tema a Consciência Negra

Fonte: R2CPress –

 

 

A programação de novembro da Casa dos Artistas de Ilhéus traz como tema central o mês da Consciência Negra, cuja data é celebrada no dia 20. As atividades serão abertas com a exposição “Todos Negros”, na próxima segunda-feira (09). “Queremos celebrar a influência afro-brasileira para a formação da nossa arte, costumes, ideologias e crenças”, declarou o diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa.

Reunindo o acervo histórico do terreiro Matamba Tombenci Neto, esculturas de Souza e fotografias de Daniel Lordelo, Maurício Maron, Julay e Cris Passos, a exposição “Todos Negros” convida o público a imergir-se no universo afro-brasileiro. A abertura oficial será às 19 horas, contando com coquetel para convidados e apresentação da Orquestra Afro Gongombira. “A mostra ficará aberta para visitação do público de segunda a sexta-feira das 14 às 18 horas até o dia 30 deste mês. A entrada é franca”, informou a curadora, Potira Castro.

A cultura negra continua em evidência no Cineclube Équio Reis, que exibirá gratuitamente, às 19 horas das quintas-feiras, filmes brasileiros protagonizados por negros. O longa “Madame Satã”, do diretor Karim Aïnouz e Lázaro Ramos no papel principal, será o primeiro da lista. Os próximos são: “O Anjo Negro”, de José Humberto e com Mário Gusmão no elenco, e o documentário “A negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo.

O espetáculo de dança “Senzala” integra a programação voltada para exaltar a cultura afro-brasileira. Às 20 horas dos dias 13 e 14, a Companhia Soanne Marry apresenta sua produção inspirada nos movimentos dos negros que habitavam as senzalas do século XIX.

Para marcar o dia da Consciência Negra, a partir das 18 horas do dia 20, músicos e atores se reúnem para o sarau lítero-musical “Todos Negros”. Através de improvisações e experimentos musicais, os artistas farão homenagens ao povo africano, cujas marcas são evidentes na cultura brasileira. O grupo residente da Casa dos Artistas, Improviso Nordestino, convidou diversas bandas alternativas de Ilhéus para conduzir o som. Entre as confirmadas estão OQuadro e Jah Bless.

Os espetáculos teatrais da Cia. Boi da Cara Preta e do Teatro Popular de Ilhéus também estão presentes na programação deste mês. No dia 27, o infanto-juvenil “Auto do Boi da Cara Preta” será apresentado às 20 horas. E na noite seguinte, no mesmo horário, estará em cartaz “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito”.

Matéria original

+ sobre o tema

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

para lembrar

Projetos em andamento no Geledés ano 2013

O Geledés Instituto da Mulher Negra completa hoje 25...

Adeola: mulheres negras se vestem de princesas pelo ensino de África nas escolas

A educação é fundamental para o desenvolvimento e a...

DECRETO Nº 7.642:Institui o Programa Ciência sem Fronteiras

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.642,...
spot_imgspot_img

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um...

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...
-+=