ILHEUS: Programação da Casa dos Artistas traz como tema a Consciência Negra

Fonte: R2CPress –

 

 

A programação de novembro da Casa dos Artistas de Ilhéus traz como tema central o mês da Consciência Negra, cuja data é celebrada no dia 20. As atividades serão abertas com a exposição “Todos Negros”, na próxima segunda-feira (09). “Queremos celebrar a influência afro-brasileira para a formação da nossa arte, costumes, ideologias e crenças”, declarou o diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa.

Reunindo o acervo histórico do terreiro Matamba Tombenci Neto, esculturas de Souza e fotografias de Daniel Lordelo, Maurício Maron, Julay e Cris Passos, a exposição “Todos Negros” convida o público a imergir-se no universo afro-brasileiro. A abertura oficial será às 19 horas, contando com coquetel para convidados e apresentação da Orquestra Afro Gongombira. “A mostra ficará aberta para visitação do público de segunda a sexta-feira das 14 às 18 horas até o dia 30 deste mês. A entrada é franca”, informou a curadora, Potira Castro.

A cultura negra continua em evidência no Cineclube Équio Reis, que exibirá gratuitamente, às 19 horas das quintas-feiras, filmes brasileiros protagonizados por negros. O longa “Madame Satã”, do diretor Karim Aïnouz e Lázaro Ramos no papel principal, será o primeiro da lista. Os próximos são: “O Anjo Negro”, de José Humberto e com Mário Gusmão no elenco, e o documentário “A negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo.

O espetáculo de dança “Senzala” integra a programação voltada para exaltar a cultura afro-brasileira. Às 20 horas dos dias 13 e 14, a Companhia Soanne Marry apresenta sua produção inspirada nos movimentos dos negros que habitavam as senzalas do século XIX.

Para marcar o dia da Consciência Negra, a partir das 18 horas do dia 20, músicos e atores se reúnem para o sarau lítero-musical “Todos Negros”. Através de improvisações e experimentos musicais, os artistas farão homenagens ao povo africano, cujas marcas são evidentes na cultura brasileira. O grupo residente da Casa dos Artistas, Improviso Nordestino, convidou diversas bandas alternativas de Ilhéus para conduzir o som. Entre as confirmadas estão OQuadro e Jah Bless.

Os espetáculos teatrais da Cia. Boi da Cara Preta e do Teatro Popular de Ilhéus também estão presentes na programação deste mês. No dia 27, o infanto-juvenil “Auto do Boi da Cara Preta” será apresentado às 20 horas. E na noite seguinte, no mesmo horário, estará em cartaz “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito”.

Matéria original

+ sobre o tema

Ministra da Igualdade Racial participa de debates do Fórum Social Temático 2012

Quilombos e mulheres negras são pautas da agenda da...

Ilê Aiyê recebe inscrições de crianças para formação de banda mirim

Crianças com idades entre 8 e 15 anos podem...

Movimento Negro alerta sobre a anemia falciforme

Por: Jeyson Nascimento     Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participam nesta...

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Por: Lívia Francez   Diversas entidades e organizações...

para lembrar

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...
-+=