Imprensa Negra: A Trajetória Visivel

Os Cadernos do CEAP fazem parte do projeto Camélia da Liberdade e servem de apoio  os professores, aos alunos da rede pública e privada do ensino básico, além de apoiar  universitários, movimentos sociais, grupos do movimento negro, e a todos aqueles que têm compromisso com a construção de uma sociedade que prime pelo respeito à  diversidade, que reconheçam os valores e as contribuições dos afrodescendentes na vida social do país.

Em 2009, a coleção é composta de s eis volumes , dentre o s quais es te, intitulado Imprensa negra: a trajetória visível do jornalista Jorge Roberto de Freitas , que na  década de 1970, junto com um grupo de jornalistas e militantes do movimento negro de Porto Alegre criou a revista Tição. Neste projeto, reúnem-se uma pesquisa de publicações históricas e outra pesquisa, direcionada a profissionais de imprensa e ativistas do movimento negro. A existência da imprensa negra na sociedade brasileira data de 1892, sempre produzida e voltada para atender o universo “invisível” da comunidade afro-brasileira.

Além do conteúdo específico do tema, nas páginas finais de cada volume, os Cadernos do CEAP contêm um roteiro para trabalhos pedagógicos que permite aos professores algumas alternativas de exploração do material em sala de aula.

Este é mais um instrumento para implementar a Lei nº 10.639, nas escolas da rede pública e privada de ensino, dando um novo impulso nas discussões da questão étnico–racial no processo de educação.

A escola é um dos espaços privilegiados de formação do indivíduo para viver em sociedade como verdadeiro cidadão. A cidadania para os afrodescendentes passa necessariamente pela compreensão, respeito e valorização da história, de sua identidade, com os seus valores socioculturais e religiosos.

Narrar a história da imprensa negra é também informar à sociedade brasileira do desafio educativo que possibilita aos professores e educadores o acesso a nossa história e a nossa cultura com mais esta edição.

Ivanir dos Santos, Secretário Executivo do CEAP

{rsfiles path=”Miolo_jorge_completo_ficha.pdf” template=”default”}

+ sobre o tema

“Decifra-me ou te devoro”: a grande mídia e as manifestações – por Gilberto Calil

A muito custo pessoal, tenho encarado o desagradável...

Sem alarde da mídia, Alckmin renova 5,2 mil assinaturas da Veja

  por Helena Sthephanowitz  No último dia 14 de...

para lembrar

O racismo midiático e as elites logotécnicas

Entre o final do século XIX e início...

Alagoas vai sediar 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial

  Cerca de 100 jornalistas devem participar, na próxima quarta-feira...

Negros na publicidade: Apple faz diversidade racial parecer natural, como deveria ser

Diversidade não deveria que ser tão relacionada à política,...

Edital das bolsas de reportagem AzMina 2017

Quer fazer jornalismo feminista investigativo? As inscrições pro concurso...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...
-+=