Indígenas fecham pista da Av. Paulista em protesto por garantia de direitos

Eles se concentraram em frente ao Masp e seguem para a Consolação. Manifestações de populações indígenas são realizadas em todo o país.

Marcelo Mora, do G1 São Paulo

Centenas de índios fecharam a pista sentido Consolação da Avenida Paulista na tarde desta quarta-feira (2) com parte das manifestações realizadas em todo o país em defesa do artigo 231 da Constituição, que garante os direitos dos povos indígenas e tradicionais. Segundo a Polícia Militar cerca de 400 pessoas participam da manifestação.

De acordo com os manifestantes, o objetivo é protestar contra o que vêem como ataque aos direitos territoriais dessas populações que parte do governo, da bancada ruralista no Congresso e do lobby de grandes empresas de mineração e energia.

O protesto é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que tramita na Câmara dos Deputados. O texto é alvo de críticas dos índios e organizações não-governamentais porque retira do governo federal a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e zonas de conservação ambiental.

Pelo texto, caberá ao Congresso Nacional aprovar proposta de demarcação enviada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai.

Na semana passada, índios bloquearam por cerca de uma hora a Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, contra a PEC. Em uma das faixas carregadas pelo grupo estava escrito “Guarani resiste – Demarcação já!”. Os indígenas ameaçaram com arcos e flechas os motociclistas que tentaram furar o bloqueio. Apesar da tensão, não houve confrontos.

indios

Fonte: G1

+ sobre o tema

Fundo Brasil de Direitos Humanos contrata Superintendente Adjunto(a)

Esta é a oportunidade que desejas, venha para este...

Agradecimento dos Povos Indígenas pelo ‘tuitaço’ contra a PEC 215

Na manhã desta quarta-feira (3) uma mobilização nas redes...

Mulheres perderam mais emprego na pandemia do que homens, diz IBGE

A participação feminina no mercado de trabalho atingiu o menor nível...

para lembrar

A população negra e o coronavírus

Recente reportagem no The New York Times, de 07...

Sem alarde da mídia, Alckmin renova 5,2 mil assinaturas da Veja

No último dia 14 de junho de 2013, enquanto...

Estes filhos da Mãe*

Você é mãe. Pobre, preta, e aquela fila dura horas....

Discutir a comunicação é prioridade para o país.

Fonte: Cartão Laranja - Victor Zacharias Dentre os muitos...
spot_imgspot_img

Geledés leva voz afrodescendente ao Fórum da Juventude do ECOSOC 

Sob a pressão das tensões geopolíticas, da crise ambiental e do avanço das desigualdades sociais, jovens de todo o mundo se reuniram entre os...

Na ONU, Geledés promove espaço estratégico para a construção coletiva de justiça reparatória

A 4ª Sessão do Fórum Permanente para Pessoas Afrodescendentes, realizada na sede da ONU em Nova York, entre os dias 14 a 17 de...

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal,...
-+=