Insatisfeitos com Dilma, homossexuais exaltam postura de Lula

Pouco mais de um ano após o início de seu mandato, a presidente Dilma Rousseff passou a ser vista com restrições pela comunidade LGBT. Segundo lideranças dos movimentos pela luta dos direitos dos homossexuais, Dilma não cumpriu com as promessas feitas durante a campanha e pouco avançou na questão. Eles atribuem o fato à pressão exercida pela bancada evangélica no Congresso, mas não escondem a preferência pela postura mais flexível adotada pelo ex-presidente Lula. Em seu governo, diversas reivindicações do grupo foram atendidas.

“É uma bancada muito expressiva. Tenho medo de que ela [Dilma Rousseff] fique refém deles. Isso só prejudicaria a elaboração e a execução de políticas públicas importantes”, disse Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABLGT), ao site Congresso em Foco. Ele comentou ainda a diferença de postura dos dois governantes: “Dilma não veio de um movimento social como Lula . Ela é uma pessoa política, mas não tem esse traquejo para lidar com os movimentos sociais”

Um dos motivos para das críticas foi a suspensão da produção e distribuição das cartilhas e vídeos que seriam usados no projeto Escola sem Homofobia, iniciativa com o objetivo de combater o preconceito contra homossexuais em escolas da rede pública.

Após a decisão, a presidente passou a ser alvo de protestos nas maiores paradas gays do país. Na abertura da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, em Brasília, militantes gritavam “Dilma, que papelão, não se governa com religião”.

Criminalização da homofobia

Apresentado em 2006, o projeto de lei que estabelece a criminalização da homofobia e prevê pena de até três anos de prisão para aqueles que praticarem atitudes preconceituosas contra gays, continua parado no Congresso. A votação na Comissão de Direitos Humanos do Senado estava prevista para acontecer em dezembro do ano passado, mas foi adiada à pedido da senadora Marta Suplicy, relatora do projeto, que temeu pela rejeição do mesmo.

A Lei da Homofobia é considerada pelo movimento LGBT como questão vital para definir o posicionamento da presidente em relação à defesa direitos humanos. Embora acredite que a organização dos grupos contrários à causa tornará difícil a aprovação do projeto, Toni Reis espera que, caso isso ocorra, Dilma o sancione sem restrições. “Aí sim, ela ganhará mais pontos conosco”, finaliza.

 

 Leia também:

Contardo Calligaris – O psicanalista explica por que a homossexualidade incomoda tanto

 

 

Fonte: Jornal do Brasil

+ sobre o tema

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

Evento estudantil sofre ‘ataque de intolerância’, segundo organização

A 3ª Semana Cultural do Curso de Direito da...

Skinheads suspeitos de agressão homofóbica em Fortaleza são notificados para depor

Garoto foi agredido em praça em Fortaleza em 'presumido...

Família real britânica terá seu primeiro casamento gay

Primo da rainha Elizabeth II será conduzido no altar pela...

para lembrar

Acusada de esfaquear boneco de Lula sofre linchamento virtual no Facebook

A líder estudantil Manu Thomaziello, acusada de haver esfaqueado...

Quanto a perseguição a Lula pesou no AVC de Dona Marisa Letícia? Por Nathali Macedo

Ler os comentários nas notícias dos grandes portais conservadores...

Dez juristas internacionais denunciam “injustiça e parcialidade”no caso Lula

Por meio de uma carta, grupo formado por renomados...

100 anos sem Lima Barreto: a luta ainda continua em 2022?

O que o legado de Lima Barreto tem a...
spot_imgspot_img

Quer namorar comigo?

Todos os dias me deparo com situações que evidenciam a urgência de alçar a questão racial ao centro do debate dos principais problemas do...

Lula indica a advogada Vera Lúcia para compor o plenário do TSE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a advogada Vera Lúcia para compor uma das vagas de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral...

Brasil adere à aliança internacional por direitos de pessoas LGBTQIA+

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a adesão do Brasil à "Equal Rights Coalition", aliança intergovernamental de países comprometidos em pôr...
-+=