Inscrições do Enem terminam hoje

Governo prorrogou encerramento por causa das chuvas no Nordeste

 

As inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terminam na sexta-feira (16). O primeiro prazo para se candidatar era até o dia 9 de julho, mas devido às fortes chuvas que afetaram os Estados de Alagoas e Pernambuco, o governo prorrogou a data de encerramento.

 

Veja como vai ser a prova do Enem neste ano.

 

Para fazer a inscrição, apenas via internet, é preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no cadastro. Não será permitido usar o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade.

 

O sistema tem um mecanismo contra a inscrição irregular de números de CPF que cruza os dados com os da Receita Federal, segundo o MEC (Ministério da Educação). Alunos que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

 

O Enem, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro, terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade neste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

 

Os candidatos devem fazer os pedidos pela internet, pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). É necessário preencher um formulário no site informando dados pessoais, como nome, endereço e telefone; o idioma que quer responder na prova (inglês ou espanhol), se o Enem vai valer para certificação do ensino médio e se é necessário atendimento especial (como carteiras adaptadas para pessoas com deficiência).

 

Alunos de escola pública estão isentos da taxa de inscrição. Quem estuda em colégio particular com bolsa ou puder comprovar ser de família de baixa renda também pode pedir a isenção. Haverá uma edição especial do Enem para presos e internos de unidades como a Fundação Casa.

 

O cartão que confirma a inscrição vai ser enviado via correio para os candidatos e pode ser obtido também pela web, pelo site do Enem. Ao se inscrever, o estudante preenche o questionário socioeconômico via internet – não haverá mais a necessidade de fazê-lo na hora da prova.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

O Plano Nacional de Educação em disputa

Enviado para o Portal Geledés     Nina Madsen Está em disputa, no...

Governo suspende novas vagas do Pronatec, ProUni e Fies

Brasília - Uma das vitrines da área social da...

Lorrayne: ‘Espero que outros jovens tenham grandes oportunidades para se desenvolver’

Nossa campeã está de volta! Depois de arrasar na...

Educação em Portugal “não ultrapassou as desigualdades criadas pelo racismo”

A recém-criada Djass-Associação de Afrodescendentes organiza debate onde serão...

para lembrar

Lançamento – Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar

Lançamento: Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação...

Um trabalho pioneiro sobre gênero e escolarização no Brasil

Um tema recorrente neste blog é a interface entre...

Em 13 anos, número de professores com doutorado em universidades federais cresce 189%

Há 13 anos, apenas 20.711 docentes efetivos da carreira...

“Eles querem retirar a diversidade da escola”

Para a integrante do movimento que critica o Escola...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=