Inscrições do Sisu começam no próximo dia 7

No dia 15 já será divulgado o resultado da primeira chamada

A partir de sábado, 7 de janeiro, os estudantes interessados em ingressar em uma das 95 universidades do Brasil que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos podem fazer a inscrição por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal (UFMS), Universidade Estadual (Uems) e o Instituto Federal de Educação (IFMS) disponibilizam juntos 6.815 vagas. No país, são 108.552 vagas — 30% a mais que em 2011 — distribuídas em 3.327 cursos.

Divulgação/Sisu

As inscrições vão até o dia 12 deste mês e no dia 15 já será divulgado o resultado da primeira chamada. Nos dias 19 e 20 de janeiro, os selecionados terão de fazer as matrículas. A segunda chamada sai no dia 26, com matrículas nos dias 30 e 31. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o Sisu vai gerar uma lista de espera que estará disponível para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. Os candidatos interessados em participar desta lista deverão pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro.

Regras

O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Para se inscrever no Sisu 2012 é preciso ter feito o Enem 2011, e não ter tirado zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do exame.

Consulta

Os estudantes que prestaram o Enem podem consultar, desde o dia 26 de dezembro, a distribuição das vagas que serão oferecidas por meio do Sisu para os cursos com ingresso no primeiro e segundo semestres deste ano.

Também no mês passado, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica o Enem, divulgou as notas mínimas e máximas obtidas pelos candidatos nas provas realizadas em outubro do ano passado. Na prova de Ciências Humanas, elas variaram de 252,6 a 793,1 pontos. Em Ciências da Natureza, a nota mínima foi 265 e a máxima, 867,2. Em Matemática, a pontuação variou de 321,6 a 953. Em Linguagens, a nota mais baixa foi de 301,2 pontos e a mais alta, de 795,5. Em cada uma das provas, os candidatos podem fazer até 1 mil pontos.

Serviço

Para fazer a inscrição basta acessar o site do Ministério da Educação, www.mec.gov.br, ou a página do Sisu, http://sisu.mec.gov.br/. Para dúvidas, o MEC está atendendo, gratuitamente, pelo telefone 0800-616161.

 

 

 

Fonte: Correio do Estado

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Geledés publica boletins sobre a Primeira Infância nos estados brasileiros

Geledés Instituto da Mulher Negra está realizando as ações da segunda etapa do projeto “Primeira Infância no Centro: garantindo o pleno desenvolvimento infantil, uma...

PL do novo PNE apresenta avanços em equidade e dá primeiro passo em financiamento, mas precisa de melhorias estruturais e traz também retrocessos

O Projeto de Lei (PL) nº 2.614/2024, que prevê um Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024-2034, apresenta avanços relacionados à...

Jovens cientistas receberão apoio de mais de R$ 21 milhões para pesquisas   

O Instituto Serrapilheira anunciou, nesta quarta-feira (26), os 33 pesquisadores selecionados em dois editais que vão injetar mais de R$ 21 milhões em ciência no Brasil. Uma...
-+=