Inscrições do Sisu começam no próximo dia 7

No dia 15 já será divulgado o resultado da primeira chamada

A partir de sábado, 7 de janeiro, os estudantes interessados em ingressar em uma das 95 universidades do Brasil que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos podem fazer a inscrição por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal (UFMS), Universidade Estadual (Uems) e o Instituto Federal de Educação (IFMS) disponibilizam juntos 6.815 vagas. No país, são 108.552 vagas — 30% a mais que em 2011 — distribuídas em 3.327 cursos.

Divulgação/Sisu

As inscrições vão até o dia 12 deste mês e no dia 15 já será divulgado o resultado da primeira chamada. Nos dias 19 e 20 de janeiro, os selecionados terão de fazer as matrículas. A segunda chamada sai no dia 26, com matrículas nos dias 30 e 31. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o Sisu vai gerar uma lista de espera que estará disponível para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. Os candidatos interessados em participar desta lista deverão pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro.

Regras

O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Para se inscrever no Sisu 2012 é preciso ter feito o Enem 2011, e não ter tirado zero na redação. É preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastrados em outras edições do exame.

Consulta

Os estudantes que prestaram o Enem podem consultar, desde o dia 26 de dezembro, a distribuição das vagas que serão oferecidas por meio do Sisu para os cursos com ingresso no primeiro e segundo semestres deste ano.

Também no mês passado, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica o Enem, divulgou as notas mínimas e máximas obtidas pelos candidatos nas provas realizadas em outubro do ano passado. Na prova de Ciências Humanas, elas variaram de 252,6 a 793,1 pontos. Em Ciências da Natureza, a nota mínima foi 265 e a máxima, 867,2. Em Matemática, a pontuação variou de 321,6 a 953. Em Linguagens, a nota mais baixa foi de 301,2 pontos e a mais alta, de 795,5. Em cada uma das provas, os candidatos podem fazer até 1 mil pontos.

Serviço

Para fazer a inscrição basta acessar o site do Ministério da Educação, www.mec.gov.br, ou a página do Sisu, http://sisu.mec.gov.br/. Para dúvidas, o MEC está atendendo, gratuitamente, pelo telefone 0800-616161.

 

 

 

Fonte: Correio do Estado

+ sobre o tema

Os cursos que atraem melhores e piores salários iniciais

Confira a seguir os cursos de graduação com os...

Apeoesp: Bancada evangélica quer incluir criacionismo e excluir religiões de matriz africanas do currículo escolar

Propostas serão apresentadas na proxima reunião da Comissão de Educação Da...

Bolsa de estudos Graça Machel para mestrado e doutorado. Só para mulheres.

Há mulheres, não há Mulheres que sinceramente até dão...

Ministro anuncia reforma do ensino médio e fim de várias disciplinas

Na verdade, esse “enxugamento” já havia sido proposto na...

para lembrar

Adesão à nota do FMEISP sobre bolsa-creche

Adesão à nota do FMEISP sobre bolsa-creche. Fonte: Enviado...

Brasileiros podem concorrer a 40 mil bolsas para universidades europeias

Programa abre inscrições para estudantes do Brasil e da...

Falar só um idioma é o analfabetismo do século 21?

Especialista lançou debate em encontro nos EUA, defendendo que...

Ex-morador de rua, jovem de PE faz vaquinha para cursar medicina no Canadá

Aos 17 anos, Denis José da Silva tem uma...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=