Inscrições para o Enem encerram nesta sexta-feira (15)

Estudantes do Ensino Médio podem fazer a inscrição no site do Inep. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro de 2012 em todo o país.

Divulgação/Enem

Os estudantes do Ensino Médio têm até esta sexta-feira (15) para fazer a inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. O exame, que avalia os conhecimentos dos alunos, é utilizado pelas universidades públicas e por algumas particulares como parte do processo seletivo. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro de 2012 e as inscrições podem ser feitas pela internet no site: http://www.inep.gov.br/.

Será o terceiro ano em que o Enem fará parte do Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará. Só no Pará, foram mais de 100 mil inscritos no Enem 2011. Segundo o coordenador pedagógico do Centro de Processos Seletivos (Ceps), Arquimimo Almeida, o balanço é bastante positivo. “O rendimento dos candidatos é crescente. Ao mesmo tempo, o aluno é avaliado em nível nacional, com a prova do Enem, e em nível regional, com os conteúdos da prova da UFPA.”

Enem
No dia da prova, os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília). O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.

Veja os dias da prova:

3 de novembro de 2012 (1º dia):
– Ciências Humanas e suas Tecnologias e;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30

4 de novembro de 2012 (2º dia):
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e;
– Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30

Taxa
Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 20/6/2012. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.

Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2012 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.

Cartão de confirmação
O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição até o dia 26 de de outubro. Também é possível imprimir o Cartão de Confirmação por meio da página de acompanhamento da inscrição, no site do Inep.

No Cartão de Confirmação da Inscrição constam informações como o número da inscrição, data, hora e local de realização das provas, a indicação de necessidade de atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio.

É importante o aluno verificar com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas.

 

 

Fonte: VNews

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=