Jair Bolsonaro choca o jornal francês Le Monde: “Racista”. Por Pierre Pichoff

Homofóbico, racista, misógino (termo que define aquele que tem ódio, desprezo ou repulsa ao gênero feminino) e atrevido foram os adjetivos atribuídos pelo diário francês Le Monde, na edicão desta sexta-feira (12), a Jair Bolsonaro (PP), deputado eleito com mais votos pelo estado do Rio de Janeiro.
O Le Monde contou o episódio ocorrido na última terça-feira (9) no plenário da Câmara, após a apresentação do relatório da Comissão Nacional da Verdade, que revelou uma lista de 377 responsáveis por graves violações aos direitos humanos durante a ditadura militar, incluindo tortura e estupros. Jair Bolsonaro, que é militar da reserva, negou que houve crime de estupro durante o regime, dizendo para a ministra de Direitos Humanos, Mário do Rosário: “Eu não estupraria você mesmo, você não merece…”.
O jornal ressaltou que, após chocar o país com a declaração, em vez de pelo menos pedir desculpa pela grosseria feita no Congresso Nacional, o deputado divulgou o vídeo em suas redes sociais, como se se orgulhasse do feito.

jair_bolsonaro_racista_jornal_frances

O jornal francês comparou Jair Bolsonaro ao prefeito de Cholet, na França, Gilles Bourdouleix, que foi condenado por apologia de crime contra a humanidade quando, ao visitar um acampamento de cerca de 50 mil ciganos provenientes do leste europeu, próxima à cidade de Nantes, declarou que Adolf Hitler “talvez não tenha matado ciganos suficientes”.
Para o Le Monde, Jair Bolsonaro gosta de ser apresentado como um homem que incomoda as pessoas, um homem que fala as coisas que pensa e que se sente perseguido por partidos, mas, na verdade, o deputado quer interpretar uma caricatura.

O jornal Intercept classificou Bolsonaro como “uma vergonha nacional única” no Brasil. “Ele tem uma longa história de racismo revoltante, homofobia e outras formas variadas de fanatismo”.
Ainda de acordo com o Intercept, Bolsonaro é a face mais extrema e repelente de uma tentativa ressurgente da direita para arrastar o país na direção oposta à civilidade. Bolsonoro defende, por exemplo, o uso da tortura para traficantes e sequestradores.

 

Fonte: Mat News Leitão

+ sobre o tema

Bauman ou o humanismo em estado puro

Tantas pessoas capacitadas escrevendo sobre Bauman, debatendo suas ideias,...

Eu ajudei a destruir o Rio!

Sylvio Guedes, editor-chefe do Jornal de Brasília, critica...

Emicida: “Sou um soldado do rap”

    YUMBER VERA ROJAS A nova estrela do hip hop brasileiro,...

Você precisa ouvir Liniker, uma artista em trânsito. Por Cidinha da Silva

As músicas e os músicos que amamos são registros...

para lembrar

Cloroquina ‘une’ Bolsonaro e Maduro em meio à pandemia de coronavírus

Tanto Jair Bolsonaro quanto Nicolás Maduro são entusiastas do...

Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina: veja fotos dos protestos pelo Brasil

Atos começaram logo pela manhã deste sábado (29) em...

MPF processa Jair Bolsonaro e filho por site que espalha ofensas

POR RODRIGO RODRIGUES A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de...

Governo Bolsonaro corta R$ 3,3 bilhões de recursos para tratamento de Aids

O Ministério da Saúde sofreu um corte em 12 programas da pasta promovido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao todo, as perdas...

Violência policial mobiliza ONU e europeus contra governo Bolsonaro

A violência policial abre uma ofensiva internacional contra o governo de Jair Bolsonaro, com a mobilização de políticos europeus e reuniões entre ativistas e a...

STF dá 10 dias para Bolsonaro explicar políticas voltadas à população negra

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu dez dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) esclarecer quais são as políticas públicas adotadas pelo governo federal...
-+=