Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana

Esta página é para mostrar os inúmeros jogos africanos que nossa população negra da Diáspora desconhece, e quanto esses jogos estimula o raciocínio lógico e matemático.

Jogos Africanos De Tabuleiro – A Matemática Na Cultura Africana

Imagens retiradas do site: elegbaraguine.wordpress.com

SHISIMA

O jogo  Shisima, é um jogo que envolve o alinhamento de três peças, jogado pelas crianças da parte ocidental do Quênia

Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d’água.

As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.

Este jogo se assemelha as estratégias utilizadas em nosso “jogo da velha”, mas neste tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro octagonal (oito lados).
É um jogo que envolve estratégia, racíocinio e antecipação.

Na matemática trabalhamos com a construção do tabuleiro, onde é possível explorar conceitos matemáticos de geometria (raio, diâmetro, círculo, circunferência,…), frações, medidas, ângulos e principalmente o desenvolvimento do racícionio lógico.

Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana
Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana

YOTÉ

Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana
Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana

Este jogo, muito popular em toda a região oeste da África (particularmente no Senegal), é uma das melhores escolhas para a introdução do educando à cultura africana e, ao mesmo tempo, convidá-lo a desenvolver seu raciocínio e sentido de observação.

Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana
Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana
Em alguns países africanos, os jogos de estratégia, como o Yoté, estão muito ligados às tradições. As táticas de jogo são verdadeiros segredos de família, passados de geração em geração; as crianças são iniciadas ao conhecimento do jogo quando estas se mostram aptas ao raciocínio estratégico. Entre alguns povos, este jogo é reservado exclusivamente aos homens, e às vezes, é usado para resolver conflitos entre eles. Outro motivo que faz o Yoté popular, principalmente no Senegal, é o fato de que os jogadores e os espectadores fazem apostas baseadas neste jogo.
Em muitos grupos infantis, as crianças costumam traçar o tabuleiro na areia, utilizando como peças pequenos cocos, sementes, pedras ou qualquer outro recurso facilmente conseguido.
Classificado entre “os melhores jogos da infância” pelo Comitê Internacional da UNICEF, este jogo desenvolve muito a sagacidade e o sentido de observação. Com uma estrutura e regras totalmente baseados em estratégia, o Yoté incentiva o educando ao raciocínio, desde o posicionamento da primeira peça até a percepção de que se ganhou ou perdeu a partida. Vale ainda destacar a semelhança das regras do Yoté com o jogo de Damas, muito popular entre os brasileiros.
 
Regras do Yoté

 

  • É um jogo de confronto estratégico para 2 jogadores.
  • Usa-se um tabuleiro de 30 casas com 24 peças, 12 de cada cor ou tonalidade.

 

Objetivo: Capturar ou bloquear todas as peças do adversário.

Início da partida

 

  • Cada jogador escolhe uma cor e coloca sua reserva de peças fora do tabuleiro.
  • Os jogadores determinam quem começa.
  • Cada jogador, na sua vez, pode colocar uma peça em uma casa vazia da sua escolha, ou mover uma peça já colocada no tabuleiro.

 

Movimentos: As peças se movimentam de uma casa em direção a uma casa vazia ao lado, no sentido horizontal ou vertical, mas nunca na diagonal.

Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana
Jogos Africanos – A Matemática Na Cultura Africana

Captura

  • A captura ocorre quando uma peça pula por cima da peça do adversário, como no jogo de Damas
  • A peça que captura deve sair da casa adjacente à peça capturada e chegar, em linha reta, na outra casa adjacente que deve se encontrar vazia.
  • Além de retirar a peça capturada, o jogador retira mais uma peça do adversário de sua livre escolha. Assim, para cada captura, o jogador exclui um total de duas peças do adversário.
  • A captura não é obrigatória.
  • Caso um jogador sofra captura de uma peça e não possua outras sobre o tabuleiro, seu adversário não poderá reivindicar a outra peça a qual teria direito.

Captura múltipla

  • Um jogador pode capturar várias peças do adversário com a mesma peça, até que não haja mais condições de pular.
  • Durante a captura múltipla é obrigatório, depois de cada captura, retirar a segunda peça antes de prosseguir com outras capturas.
  • É permitido retirar uma peça que lhe dê condição de continuar capturando outras peças.

Final do jogo

  • O jogo termina quando um dos jogadores ficar sem peças ou com as peças bloqueadas.
  • Quando os jogadores concordam que não há mais nenhuma captura possível, vence aquele que capturou mais peças.
  • Se ambos os jogadores ficarem com 3 ou menos peças no tabuleiro, e não seja mais possível efetuar capturas, o jogo termina empatado.

Fonte: Elegbaraguine

+ sobre o tema

Valorizando diversidade Menina bonita do laço de fita

  Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização Ensino...

Finalistas do I Concurso de Plano de Aulas do Portal Geledes

O Portal Geledés parabeniza todos os participantes e anuncia...

Plano de Aula: Consciência Negra III – Palavras Africanas

PESQUISE NO DICIONÁRIO AS PALAVRAS  DE ORIGEM AFRICANA. Plano de...

para lembrar

CCJ recebe programação ‘África em Nós: Memórias e Culturas Africanas’

Whellder Guelewar No mês de junho, o projeto Terça Afro aborda o...

Ilhéus: Seminário discute inclusão da História e Cultura Afro na rede municipal

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal...

Livro aborda influência da cultura africana no vestuário do brasileiro

Obra tem coedição da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em...

A gente se torna

Não basta terA pele preta, o cabelo crespo.É preciso...
spot_imgspot_img

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Pesquisa inédita mostra engajamento das secretarias de Educação com aplicação da Lei 10.639

A pesquisa “Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira” foi lançada nesta terça-feira (18) por...

Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

Em 12 de julho entra no ar na Escola IC – www.escola.itaucultural.org.br – Muito além da boca: um passeio transatlântico pela comida afro diaspórica no Brasil, novo...
-+=