Jovem dá aula de autoestima ao relatar aceitação com o vitiligo

A doença que causa despigmentação da pele fez com que a jovem tivesse que aprender a redescobrir um jeito novo de ver sua beleza

Por Edson Caldeira Do Metro Poles

A americana Jesi Taylor recebeu o diagnóstico de vitiligo aos 15 anos, época difícil para a maioria das pessoas. A doença que causa um processo de despigmentação da pele fez com que a jovem tivesse que aprender a redescobrir um jeito novo de ver sua beleza. Desde então, ela tem dado uma aula de autoestima. “Todos os dias eu acordo e há uma nova mancha branca em algum lugar do meu corpo”, disse ela à revista Allure.

Com o laudo em mãos, Jesi decidiu ser realista. Para ela, aprender a amar seu vitiligo foi (e ainda é) um processo, já que, além de ter de lidar com a doença, Jesi precisou superar as dificuldades de todo o bullying que sofria constantemente na escola.

Para combater a atenção negativa, Taylor começou a se cobrir com meias, lenços e maquiagem, esperando que as pessoas olhassem para o outro lado quando a vissem. Mas depois de anos se escondendo atrás de seu vitiligo, ela decidiu abraçar sua beleza, sem maquiagem e sem traumas.

Houve um dia em que eu estava tipo, ‘Acho que vou trabalhar sem maquiagem hoje’. Todos começaram a se aproximar de mim e eu comecei a chorar. E depois disso, eu nunca mais usei maquiagem de novo.

Jesi Taylor

O vitiligo intriga médicos até hoje. Apesar de não ter cura e nenhuma confirmação sobre o que pode desencadear a doença, existem tratamentos que recompõem a pigmentação da pele. Para os médicos, o problema é estético e não envolve nada mais grave.

“Por muito tempo eu tive uma ideia limitada sobre o que é considerado bonito por causa de todas as imagens que eu via. Até eu perceber que isso era uma ideia construída. Eu não deixo o pensamento de outras pessoas me afetar mais porque eu sei que isso é um problema com eles e não um problema comigo”, explicou Jesi no vídeo.

+ sobre o tema

Gordinhas dizem não!

A educadora e blogueira Ana Rita Duarte, especialista em...

Racismo e Aceitação – Pele Negra Não Dói por Dayany Spiridon

Dayany Spiridon Você já sofreu direta ou indiretamente com o...

10 casos de racismo no País em 2014

A data: 20 de novembro, Dia da Consciência Negra....

para lembrar

5 coisas que toda mulher gorda precisa saber

Estava eu pesquisando na internet quando me deparei com...

Apalpado em revista íntima, funcionário do Carrefour é indenizado em R$ 10 mil

Tribunal Superior do Trabalho considera que prática causa humilhação...

Seguranças pegam criança pelo braço e a expulsam de shopping no DF;

Publicitária filmou ação; criança teria mexido em comida de...

Loja Renner é acusada de transfobia

Pelo Facebook, uma transexual relatou o constrangimento que passou...
spot_imgspot_img

Justiça de SP condena professor da Fatec por xenofobia contra aluna do Nordeste

O colégio recursal do Tribunal de Justiça de SP em Santos confirmou uma decisão que condenou o Centro Paula Souza e um docente da...

Casa da covereadora Carolina Iara sofre atentado a tiros na madrugada

A casa da covereadora Carolina Iara, 28 anos, na zona leste de São Paulo, uma das representantes do mandato coletivo Bancada Feminista, eleito para...

Uso de algoritmos em processo seletivo de emprego pode prejudicar candidatos

As máquinas tomam mais decisões sobre as nossas vidas do que se pode imaginar. Algoritmos podem decidir se um indivíduo terá um crédito aprovado...
-+=