Jovem, talentoso e negro

Aspirações representam um mecanismo complementar para lidar com a pobreza e gerar mobilidade socioeconômica

O que é talento? Essa palavra, que se popularizou nas últimas décadas, ainda não tem uma definição consensual. Para alguns, talvez os mais arrogantes e egocêntricos, o melhor significado para o termo tende a ser aquilo que eles veem no espelho ou algo parecido.

Outros confundem talento com posição social. Esquecem a influência do dinheiro e de outros fatores nas trajetórias individuais. Ignoram que uma parcela daqueles que nasceram em famílias mais abastadas teve quase toda a sociedade trabalhando para eles, mas, ao mesmo tempo, isso gerou um desincentivo para que avançassem. Muitos se acomodaram e não desenvolveram todo o seu potencial.

Porém, talento é algo diferente. É aquilo que surge de uma combinação bem orquestrada das escolhas, do esforço individual e dos investimentos que cada um recebe da família e da sociedade. Isso faz com que desenvolvamos habilidades distintas, cujos retornos são não só individuais mas também coletivos.

O esforço e as escolhas estão associados às aspirações. Aspirações estas que são moldadas de acordo com nossas experiências e oportunidades. Aqueles que cresceram em ambientes mais estruturados desfrutam de maior liberdade para escolher o que almejar. Muitos destes possuem o privilégio de alcançar determinados objetivos empregando menor esforço.

No caso dos mais desfavorecidos, o cenário é diferente. Eles costumam ter suas pretensões de atingir um futuro promissor subtraídas. Para estes, determinadas trajetórias são tão distantes que muitos nem sequer sonharam com a possibilidade de tentar.

Isso é um problema. Para além da questão de justiça social, também há desdobramentos socioeconômicos relevantes. A marginalização de uma parcela da sociedade influencia diretamente as suas aspirações e, consequentemente, os resultados atingidos.

Estes, quando olham ao seu redor, geralmente, não têm em quem se espelhar. Quando olham para o futuro, independentemente do nível de dedicação, as possibilidades de avanço não geram entusiasmo. Tal fato abala as expectativas e pode acabar gerando uma profecia autorrealizável.

Entretanto, intervenções que afetem as aspirações representam um mecanismo complementar para lidar com a pobreza e gerar mobilidade socioeconômica. Conexões de pessoas de diferentes classes sociais e níveis educacionais, por exemplo, ajudam a melhorar o acesso às redes de contatos e ampliar o conhecimento. Isso afeta as perspectivas sociais não só dos mais pobres como também dos ricos.

As políticas voltadas para democratizar o acesso ao ensino superior representam um modelo nesse sentido. Além de gerar maior integração entre grupos que antes não dialogavam, elas também contribuem para a ascensão social de uma parcela esquecida da sociedade.

Milhares de jovens desfavorecidos ultrapassaram as mais variadas barreiras e estão virando modelos sociais para outros que se encontram em posições de desvantagens socioeconômicas. Além disso, também estão ajudando a quebrar diversos estereótipos enrustidos no nosso tecido social, enquanto pavimentam o caminho para que o progresso de outros seja menos custoso.

O texto é uma homenagem à música “To Be Young, Gifted And Black”, de Nina Simone e Weldon Irvine.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Sucessos na juventude tornam mais prováveis os sucessos na vida adulta

Os primeiros anos de vida têm expressivos desdobramentos na...

Quando universidades destroem estudantes

Ir para a universidade pode significar correr maiores riscos de ter...

Estereótipo sobre identidade social influencia sua trajetória?

A imagem que um indivíduo tem de si e...

Educação (não) é mais importante atualmente?

Esperança reflete um dos principais motivos que moveram milhares...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Por que as altas desigualdades persistem?

Com o fim da escravidão, nutria-se a esperança de que a liberdade proporcionaria uma gradual convergência nos indicadores socioeconômicos entre brancos e negros. Porém essa...

Não entraria em avião pilotado por cotista?

"Responda com sinceridade, leitor. Você entraria confortavelmente num avião conduzido por alguém que, pelo fato de pertencer à minoria desfavorecida, recebeu um empurrãozinho na...
-+=