Jundiaí – Arco-íris brilha mesmo sob chuva na Parada Gay

Sexta edição da festa levou cerca de 3 mil pessoas à avenida União dos Ferroviários na tarde de domingo

por KADIJA RODRIGUES

Mesmo com a chuva na tarde de domingo o arco-íris apareceu, pelo menos na avenida União dos Ferroviários com a 6ª edição da Parada Gay de Jundiaí. Muita música, demonstrações de carinho e protestos contra o preconceito marcaram a avenida que recebeu cerca de 3 mil participantes, segundo a Polícia Militar.

Entre eles estava Ticiana Cardoso, 17 anos, que é lésbica e tinha cartazes pendurados sobre o seu corpo clamando a aprovação da lei PLC 122 que criminaliza a homofobia, racismo e qualquer tipo de preconceito. “Eu acredito que esses movimentos estão mais apolíticos, ou seja, o pessoal vem mais para se divertir e não brigar por seus direitos”, afirma.

É a primeira vez que Ticiane participa do movimento na cidade e gostaria de ver mais gente aderindo. “Acho que para mudar, é preciso implantar políticas públicas e começar ensinar nas escolas.”

miss gay jundiaiO estagiário em direito Otávio Bernardes, 18, também participa pela primeira vez do movimento em Jundiaí, porque foi em janeiro que decidiu contar para os pais que é gay. “Antes eu só tinha participado em São Paulo”, afirma. Para ele, a parada tem notoriedade e impõe para a sociedade o direito de escolha para a vida sexual.

Solteiro, ele diz que está difícil de encontrar um namorado, ainda mais, porque devido ao preconceito, acaba frequentando apenas lugares onde gays e lésbicas costumam ir.

Esse tipo de preconceito passa longe para a aposentada Sueli de Moraes, 60. Todo ano ela faz questão de ir até a avenida para acompanhar a manifestação. “Acho bonito de ver e acredito que assim como nós, carnavelescos, temos o direito de desfilar no Carnaval, eles também têm o direito de sair pelas ruas de Jundiaí”, afirma a integrante das alas das baianas da escola de samba União da Vila.

Fonte: Rede Bom Dia

+ sobre o tema

Garoto vítima de homofobia se suicida em Vitória; pais culpam escola do filho

No último dia 17 de fevereiro um garoto se...

“Nosso objetivo é a extinção da Justiça Militar”, diz ex-sargento homossexual discriminado

Fernando Alcântara e Laci Araújo, sargentos assumidamente gays, denunciaram...

STF julgará se Marco Feliciano será processado por homofobia

Procuradoria da União também acusa deputado de racismo A Procuradoria...

Casais homoafetivos viram ‘pães’ no Dia dos Pais

De acordo com o IBGE, 16% das famílias brasileiras...

para lembrar

Parada LGBTQIAP+ no Rio reivindica o direito de “ser você mesmo”

Pelo direito das pessoas poderem ser elas mesmas, sem...

Taboão realiza 2ª Parada Gay dia 7 de agosto com show de Wanessa Camargo

A 2ª Parada do orgulho LGBT de Taboão da...

Brasil tem maior parada gay, mas lidera em violência contra homossexuais

País que sedia a maior parada gay do mundo...
spot_imgspot_img

Parada LGBTQIAP+ no Rio reivindica o direito de “ser você mesmo”

Pelo direito das pessoas poderem ser elas mesmas, sem preconceito ou violência, ocorre neste domingo (17) a segunda edição da Parada LGBTQIAP+ no Rio...

Parada do Orgulho LGBT+ retoma atividades na Avenida Paulista após duas edições digitais

No próximo domingo, por volta das 12h, quando o primeiro carro alegórico da Parada do Orgulho LGBT+ começar seu trajeto pela Avenida Paulista, um...

Parada Gay: do arco-íris ao vermelho-sangue

A homossexualidade é condenada milenarmente em diversas civilizações que serviram de referência para o mundo ocidental. O alto grau de reprovação é notório nas...
-+=