A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, realizada em Rio Branco (AC), nos dias 25 e 26 de outubro, teve como tema “Por um Acre livre da pobreza e discriminação: Promovendo a cidadania LGBT”. O evento, que contou com a participação do MTur, é uma preparação para a II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), marcada para dezembro deste ano.
A reunião realizada no Acre serviu para propor e avaliar as diretrizes de fortalecimento de políticas públicas de combate à pobreza e discriminação da população LGBT. A idéia é fomentar a implantação do Programa Estadual de Promoção da Cidadania LGBT. Estiveram presentes mais de 300 pessoas, entre elas, os delegados dos municípios acreanos, representantes dos governos federal e estadual e de organizações não governamentais.
No encontro, foram debatidos os seguintes eixos temáticos: educação e esporte; cultura, comunicação social e turismo; sistemas de justiça, segurança pública e combate a violência; direitos humanos, Poder Legislativo e participação social. Outros assuntos em pauta foram: saúde; trabalho, geração de renda e previdência social; juventude, desenvolvimento social e combate a miséria; mulheres, transgeneros e enfrentamento ao machismo e igualdade racial e enfrentamento ao racismo.
O MTur contribui com as ações do governo federal para desenvolvimento do segmento de Turismo LGBT. Participa do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT que, junto com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, elaborou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT.
Fonte: Mercado e eventos