Juventude Negra: PROJETO CAPACITA JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

 

Maira Cristina Pereira Ribeiro

Cursos de qualificação profissional na área cultural serão ofertados gratuitamente a partir de abril

Na manhã, da última quinta-feira (09), o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania ( SEDHUC), Luiz Eduardo Oliva, reuniu-se com a secretária adjunta dos Direitos Humanos e da Cidadania, Selma Amorim e equipe técnica para elencar ações de efetivação do Núcleo de Formação de Agentes de Cultura e Juventude (NUFAC) no Estado. O encontro contou a com a presença de Luiz Cáudio Soares representante da Secretaria de Estado de Saúde.

O NUFAC é um projeto da Fundação Cultural Palmares para atuar junto de instituições interessadas em capacitar profissionalmente jovens negros para atuar no mercado de cultura. Dos 27 Estados brasileiros enviaram projetos à Fundação Palmares para serem contemplados com o Curso de Formação Profissional na Área da Cultura para Jovens Negros e Negras -(NUFAC), apenas 10 foram aprovados e Sergipe estava entre eles.

De acordo com o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Oliva, o NUFAC será implantado em abril. “Já temos depositado R$ 670.000,00 pela Fundação Palmares. O projeto deverá viabilizar o acesso de jovens negros e negras, entre 15 e 29 anos, a uma qualificação profissional gratuita para acesso às diferentes fases da cadeia produtiva da cultura, visando uma formação continuada. Cursos sobre Web design, Artesanato em Bio Joias, Programação Visual, DJ e Operador de Áudio. Sendo que os jovens selecionados em terreiros e comunidades quilombolas receberão uma bolsa de R$100 reais”, explica o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva.

Para a secretária Adjunta dos Direitos Humanos, Selma Amorim, a implantação do Núcleo fortalece a democracia, contribuindo para o empoderamento de adolescentes e jovens através da qualificação profissional. “A implantação do Núcleo é profícuo à SEDHUC em sua missão precípua de fortalecer a democracia, possibilitando em um eixo de integração horizontal conclamar entes governamentais e da sociedade civil para serem parceiros proativos deste grande Programa em prol da juventude negra de nosso Estado”, enaltece Selma Amorim.

Para o representante da secretaria de Estado da Educação, Luiz Cláudio, a parceria entre as secretarias é de substancial importância. “Projetos como esse da SEDHUC são essenciais, pois objetiva a inclusão de jovens pertencentes às comunidades em vulnerabilidade social. Nós da Saúde somos parceiros nesta e em todas as ações semelhantes ao trabalho que já desenvolvemos na secretaria , ligadas à saúde em prol da melhoria da qualidade de vida em todos os âmbitos”, destaca Luiz Cláudio.

 

 

Fonte: Faxaju

+ sobre o tema

Os bônus e os ônus da sociedade da cultura da informação

Após ler a entrevista do sociólogo polaco Zygmunt Bauman...

Manual do perfeito midiota – Parte 4

Como se sabe, a condição de midiota assegura um...

OEA condena Brasil por morte de sem-terra

Fonte: Folha de São Paulo Por Dimitri do Vale...

para lembrar

As leis da ditadura que ainda vigoram no Brasil

29 anos após a democratização, conheça as leis da...

RJ: concursos terão cota para negros e índios

20% das vagas oferecidas na cidade do Rio de...

Mídia hegemônica destaca quando negro é responsabilizado pelo racismo

O antropólogo Antonio Risério e a ex-consulesa da França,...
spot_imgspot_img

NOTA PÚBLICA | Em repúdio ao PL 1904/24, ao equiparar aborto a homicídio

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns vem a público manifestar a sua profunda indignação com a...

Nota pública do CONANDA contrária ao Projeto de Lei 1904/2024

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, instância máxima de formulação, deliberação e controle das polícas públicas para a...

Marcelo Paixão, economista e painelista de Geledés, é entrevistado pelo Valor

Nesta segunda-feira, 10, o jornal Valor Econômico, em seu caderno especial G-20, publicou entrevista com Marcelo Paixão, economista e professor doutor da Universidade do...
-+=