Juventude Negra: PROJETO CAPACITA JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

 

Maira Cristina Pereira Ribeiro

Cursos de qualificação profissional na área cultural serão ofertados gratuitamente a partir de abril

Na manhã, da última quinta-feira (09), o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania ( SEDHUC), Luiz Eduardo Oliva, reuniu-se com a secretária adjunta dos Direitos Humanos e da Cidadania, Selma Amorim e equipe técnica para elencar ações de efetivação do Núcleo de Formação de Agentes de Cultura e Juventude (NUFAC) no Estado. O encontro contou a com a presença de Luiz Cáudio Soares representante da Secretaria de Estado de Saúde.

O NUFAC é um projeto da Fundação Cultural Palmares para atuar junto de instituições interessadas em capacitar profissionalmente jovens negros para atuar no mercado de cultura. Dos 27 Estados brasileiros enviaram projetos à Fundação Palmares para serem contemplados com o Curso de Formação Profissional na Área da Cultura para Jovens Negros e Negras -(NUFAC), apenas 10 foram aprovados e Sergipe estava entre eles.

De acordo com o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Oliva, o NUFAC será implantado em abril. “Já temos depositado R$ 670.000,00 pela Fundação Palmares. O projeto deverá viabilizar o acesso de jovens negros e negras, entre 15 e 29 anos, a uma qualificação profissional gratuita para acesso às diferentes fases da cadeia produtiva da cultura, visando uma formação continuada. Cursos sobre Web design, Artesanato em Bio Joias, Programação Visual, DJ e Operador de Áudio. Sendo que os jovens selecionados em terreiros e comunidades quilombolas receberão uma bolsa de R$100 reais”, explica o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva.

Para a secretária Adjunta dos Direitos Humanos, Selma Amorim, a implantação do Núcleo fortalece a democracia, contribuindo para o empoderamento de adolescentes e jovens através da qualificação profissional. “A implantação do Núcleo é profícuo à SEDHUC em sua missão precípua de fortalecer a democracia, possibilitando em um eixo de integração horizontal conclamar entes governamentais e da sociedade civil para serem parceiros proativos deste grande Programa em prol da juventude negra de nosso Estado”, enaltece Selma Amorim.

Para o representante da secretaria de Estado da Educação, Luiz Cláudio, a parceria entre as secretarias é de substancial importância. “Projetos como esse da SEDHUC são essenciais, pois objetiva a inclusão de jovens pertencentes às comunidades em vulnerabilidade social. Nós da Saúde somos parceiros nesta e em todas as ações semelhantes ao trabalho que já desenvolvemos na secretaria , ligadas à saúde em prol da melhoria da qualidade de vida em todos os âmbitos”, destaca Luiz Cláudio.

 

 

Fonte: Faxaju

+ sobre o tema

São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana Desde a assinatura da Lei Áurea (1888),...

Concurso do Hospital das Clínicas abre 1120 vagas

O hospital abriu um concurso com vagas para diversos...

Pesquisa inédita mostra a vulnerabilidade de negros e mulheres no mercado de trabalho

Secretaria de Igualdade Racial lança perfil dos fornecedores da...

Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

Fonte: A Tarde -   A partir desta segunda,...

para lembrar

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios de shows realizados em unidades do Sesc São Paulo nas décadas de 1970, 1980 e 1990,...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...
-+=