Lady Gaga recebe prêmio por combate ao preconceito e a intolerância

Entre 2012-13, período em que estava viajando o mundo com a turnê “The Born This Way Ball Tour”, do álbum homônimo, a cantora Lady Gaga, juntamente com sua mãe, Cynthia Germanotta, trabalharam no projeto filantrópico “Born This Way Foundation”, que incentiva diariamente milhares de jovens vítimas do preconceito e intolerância a se aceitarem.

 por Tiago Minervino no Vamos Contextualizar

Foto: REUTERS/Mario Anzuoni

A inciativa da artista, rendeu-lhe o prêmio “ADL’s Making a Diference Award” – “Sem lugar para o ódio – fazendo a diferença”. Gaga gravou um vídeo agradecendo pela homenagem, parabenizando a ADL pela “luta diária contra o antissemitismo, homofobia, racismo e intolerância nos últimos 100 anos. ”

“Minha mãe e eu fomos inspiradas a criar a Born This Way Foundation, após conhecermos muitos jovens em nossas viagens ao redor do mundo e pudemos perceber que muitas das dificuldades que aqueles jovens estavam passando, eram as mesmas que eu enfrentei enquanto crescia. “, disse a cantora.

A Mother Monster, como é chamada por seus fãs, diz ainda que “a filosofia de vocês (ADL) é muito parecida com a nossa. Nós queremos ajudar esses jovens a entenderem que seus sentimentos e aquilo que eles realmente são é importante para todo mundo. Faremos tudo que pudermos para fazê-los se sentirem fortes e felizes.

(…) A juventude para mim é importante na construção de um mundo mais gentil e corajoso, pois são eles, através de suas histórias, que têm a capacidade de mudar o mundo. Basta uma história para inspirar alguém a ser mais legal nas aulas. Basta uma história para inspirar alguém a persistir quando tudo que eles (os jovens) querem é desistir. Basta uma história para mudar a vida de alguém. É algo em que acredito, pois já experimentei diretamente, ao ter minha própria vida mudada pelas vários jovens e pessoas que conheci ao redor do mundo. “

A BTF foi fundada em 2012 nos Estados Unidos e contou com o apoio de personalidades como o presidente americano Barack Obama e a apresentadora Oprah Winfrey. Naquele mesmo ano, a cantora adaptou o projeto para uma versão especial em um ônibus que a acompanhava nas cidades onde fosse se apresentar com a turnê na América do Norte.

O “Born Brave Bus”, como foi chamado, era equipado com psicólogos preparados para atender todos os jovens que estivessem passando por dificuldades de aceitação e não recebiam apoio.

No final do vídeo a cantora agradece e encoraja os jovens a continuarem lutando contra o preconceito e a espalharem bondade por onde passar.

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

O estigma da raça: crianças negras, educação básica e racismo

Resumo Resumo: Este artigo apresenta um fragmento do trabalho de pesquisa...

Mais de 2,5 mil bolsas de iniciação científica em ações afirmativas

Estudantes beneficiados são de instituições públicas de ensino superior Estudantes...

Universidade brasileira “oferece” para estudantes africanos 192 vagas

  A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)...

A escola brasileira como projeto de país

Pelos 8,5 milhões de quilômetros quadrados do Brasil cabem...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=