Lázaro Ramos e Virgínia Rodrigues são os convidados de Leitura Dramática do Bando de Teatro Olodum

Bando de Teatro Olodum encerra ciclo de leituras dramáticas com Bai, Bai Pelô, de 1994, e participações de antigos integrantes.

Do  Correio Nagô

Nesta terça-feira, 28 de julho, o Teatro Vila Velha (Campo Grande) será palco de uma celebração histórica pelos 25 anos de criação do Bando de Teatro Olodum, uma das companhias de teatro mais importantes do país. A leitura dramática da peça Bai, Bai, Pelô, um dos marcos de fundação do grupo, será apresentada com a participação de artistas que fizeram parte do Bando e hoje desempenham uma carreira de sucesso, sempre vinculados às temáticas e bandeiras levantadas pelo grupo, desde 1990. Entre os convidados para a Leitura Dramática estão Lázaro Ramos, Lázaro Machado, a cantora Virginia Rodrigues e as atrizes, Luciana Souza, Edvana Carvalho e Tânia Toko. Além da leitura, o evento terá poesia, feira itinerante e a música percussiva da banda mirim do Olodum, que está na gênese criativa do grupo.

Virginia Rodrigues foi revelada no espetáculo Bai, Bai, Pelô, que a iimpulsionou para uma carreira internacional
Virginia Rodrigues foi revelada no espetáculo Bai, Bai, Pelô, que a iimpulsionou para uma carreira internacional

“Eu prefiro chamar de ‘leitura cênica’ ou invés de ‘leitura dramática’, pois se valoriza a palavra do texto, que foi escrito na década de 1990 e relata um momento histórico da nossa cidade, sem perder a emoção dos intérpretes”, adianta o diretor Luís Bandeira (Cia. Gente de Teatro da Bahia), convidado pelo Bando a coordenar essa leitura. “A leitura cênica é uma das marcas do teatro negro, que valoriza a reação dos atores, seus corpos e performance, e torna-se uma celebração. Neste caso, é mesmo uma celebração pois é preciso valorizar a comunhão entre os atores que passaram pelo grupo e contribuíram para essa história, com os que continuaram e os novos talentos que vieram”, complementa Bandeira.

Bai-Bai-Pelô

O diretor considera importante também valorizar aqueles que construíram politicamente o Bando de Teatro Olodum, como Mário Gusmão, Antonio Godi e Abdias Nascimento, referências do teatro negro que o Bando vem contribuindo nesses 25 anos. E chama atenção para um dos nomes fundamentais do grupo: o coreógrafo Zebrinha. “Uma das pessoas mais importantes para esse linguagem que o grupo firmou. Mesmo em uma leitura, queremos valorização a movimentação coreográfica, mesmo sem o ritmo das músicas, mas com a emoção dos atores, os atos dos personagens e os movimentos criados por ele”, destaca Bandeira.

Luis Bandeira é diretor da Cia. Gente de Teatro da Bahia, da Cia de Teatro do Sesi e do Centro de Cultura Popular (CCP), além de integrar o Movimento de Teatro de Rua da Bahia.
Luis Bandeira é diretor da Cia. Gente de Teatro da Bahia, da Cia de Teatro do Sesi e do Centro de Cultura Popular (CCP), além de integrar o Movimento de Teatro de Rua da Bahia.

A leitura dramática (ou cênica) de Bai Bai Pelô encerra o projeto Terças Pretas – Tersarau do Bando, que reúne música, literatura, moda, artesanato e, claro, muito teatro. O projeto ocupou o Teatro Vila Velha durante todas as terças-feiras do mês de julho, iniciando no dia 7, e proporcionando ao público o reencontro com os personagens da Trilogia do Pelô: Essa é a nossa praia (1991), Ó paí, ó (1992) e bai, Bai, Pelô (1993), três espetáculos que acompanharam as transformações ocorridas no Pelourinho no início da década de 1990, com a reforma e retirada de muitos moradores para fazer do local o principal cartão postal da cidade.

São personagens marcantes que retratam o cotidiano da comunidade do Centro Histórico de Salvador, como a evangélica Dona Joana, o taxista Reginaldo, a travesti Yolanda, a Baiana de acarajé, a comerciante Neusão, entre outras figuras hilárias. Entre os atores convidados a reviverem seus personagens durante o projeto estão: Luciana Souza (a evangélica Dona Joana), Tania Toko (a dona do bar, Neusão da Rocha), Lázaro Machado (a travesti Edileuza), Cristóvão Silva (Negórcio Torto) e Anativo Oliveira (Peixe Frito).

Bai-Bai-Pelô-II

“Há duas décadas, a plateia do teatro baiano era predominantemente branca e nos elencos, um ou outro artista negro. Hoje, com a consolidação do Bando de Teatro Olodum e de uma performance negra, temos plateias e elencos negros e o Bando de Teatro Olodum contribuiu muito para isso”, destaca Luis Bandeira.

Fotos: Acervo do Bando de Teatro Olodum

SERVIÇO

Terças Pretas – Tersarau do Bando: feira, show e leitura dramática das peças do Bando

Dia 28/07 Bai, Bai, Pelô, direção de Luis Bandeira

Feira a partir das 17h. Leitura dramática às 19h e show de encerramento às 20h30, com banda mirim do Olodum.

Ingressos: R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia)

Teatro Vila Velha, Passeio Público, Campo Grande tel: 3083-4600 / 8878-4634

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Taís Araújo e Lázaro Ramos reestreiam peça sobre Martin Luther King em SP

Reestreou na sexta-feira (15.01), em São Paulo, a peça...

Taís Araújo responde a Otaviano Costa pergunta sobre cabelo

Durante o Video Show ao vivo desta terça-feira, 6,...

Festival cita filme de Lázaro Ramos como “o melhor desde ‘Cidade de Deus'”

O Pan African Film Festival, evento de Cinema em Los...

Telma Alvarenga: Lázaro Ramos e Taís Araújo estrelam longa filmado na Bahia

O casal Lázaro Ramos e Taís Araújo vai estrelar...
spot_imgspot_img

Taís Araújo e Lázaro Ramos participam de evento com Oprah Winfrey: “Vai ser lindo”

Taís Araújo já está a caminho do evento que participará ao lado de Oprah Winfrey. Nesta quarta-feira (10), a atriz surgiu em um carro...

Lázaro Ramos: entenda os sintomas da estafa, condição que fez ator ser levado ao hospital

Na última sexta-feira, o ator Lázaro Ramos passou mal dentro de sua casa, em Salvador e precisou ser levado às pressas pela esposa e atriz Taís...

“Ó Paí, Ó 2” segue em primeiro lugar nos complexos de Salvador e alcança um público de 120 mil pessoas em todo o país

"Ó Paí, Ó 2" estreou em todo o país no dia 23 de novembro e segue, por dois finais de semanas consecutivos, sendo a maior...
-+=