Na última sexta-feira, o ator Lázaro Ramos passou mal dentro de sua casa, em Salvador e precisou ser levado às pressas pela esposa e atriz Taís Araujo para o hospital Mater Dei, local onde ainda se encontra. Segundo um comunicado emitido pela assessoria de imprensa do artista, ele terá alta neste domingo (21).
Após realizar os devidos exames, a equipe médica concluiu que o artista estava com estafa, estágio avançado de cansaço emocional, que repercute no corpo físico. O cérebro sofre uma sobrecarga e passa a operar de modo disfuncional. Segundo especialistas, o pensamento e o corpo ficam mais lentos, em alguns casos há perda de apetite, dificuldade de realizar tarefas simples do cotidiano e até mesmo o desmaio.
Sintomas de estafa mental:
- Desânimo sem motivo aparente;
- Procrastinação;
- Angústia;
- Sentimento de inadequação;
- Dores de cabeça e no corpo;
- Falta de motivação para fazer o que gosta;
- Falhas de memória;
- Dificuldade de concentração;
- Diminuição da produtividade;
- Insônia;
- Gastrite e má digestão;
- Tonturas;
- Tremores.
Segundo os médicos, a estafa é o primeiro passo para outros problemas mentais mais graves, como burnout e a depressão.
Tratamento
Os médicos recomendam ainda que os pacientes que sofram de estafa, busquem orientações do seu médico ou psicólogo de confiança, valorize o repouso e o lazer na rotina, ter um sono tranquilo e reparador, diminuir o quadro e o ritmo de trabalho, além de rever as prioridades do dia-a-dia.
Diminuir o estresse e estimular emoções positivas também são maneiras de prevenir e tratar a condição. Os especialistas recomendam ainda atividades que liberam serotonina e que as pessoas tenham uma alimentação equilibrada. Além de realizar atividade física regular.