Leci Brandão: Diretores do Sinpro fornecem subsídios para a CPI do Ensino Superior

Os diretores do Sinpro Campinas, Cláudio Jorge, presidente e Conceição Aparecida Fornasari, estiveram na Assembléia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira, dia 9, para oferecer informações que possam servir de subsídios à CPI do Ensino Superior privado, instalada em junho. No gabinete da deputada Leci Brandão, PCdoB, eles conversaram sobre as denúncias contra o grupo Uniesp/Fleming e o que abordar na reunião com o presidente do Semesp (sindicato patronal), Hermes Figueiredo.

Os deputados estaduais aprovaram no dia 2, os primeiros convites às pessoas que serão ouvidas na CPI do ensino superior privado. Ao definir a agenda de trabalho, a comissão também decidiu contratar um especialista para assessorar os parlamentares no assunto.

Por requerimento apresentado pela deputada Leci Brandão (PCdoB) , o presidente do Sinpro-SP e vice-presidente da Fepesp, Luiz Antonio Barbagli, será convidado a falar pelos professores.

Também foram chamados o presidente do sindicato patronal (Semesp) , Hermes Ferreira Figueireso e do Inep, Malvina Tânia Tuttman. Pelos alunos, participarão Daniel Iliescu (UNE) e Alexandre Cherno (UEE).

O representante do Semesp foi convidado a falar na reunião da CPI, desta quarta-feira, dia 10, às 10h.

Assessoria externa

Os deputados também aprovaram por unanimidade requerimento do deputado Simão Pedro Chiovetti (PT), relator da CPI, para a contratação de especialista com a atribuição de assessorar o trabalho dos parlamentares. “Precisamos ouvir outras pessoas também, além de visitar as faculdades. O que deve prevalecer no relatório é o melhor para a sociedade”, disse o parlamentar.

Rapidez

A reunião da CPI do dia 2, durou cerca de meia hora. O encontro poderia ser ainda mais rápido, mas o deputado Vitor Sapienza (PPS) discordou da ordem dos depoimentos sugerida pela deputada Leci Brandão, que queria ouvir primeiro os alunos.

“Ele [Hermes Figueiredo] conhece todas as mantenedoras e pode dar uma visão geral. Não visamos o aluno, visamos as faculdades. Por isso, vamos direto ao chefe”, argumentou Sapienza. A deputada não quis se contrapor e aceitou essa sugestão, assim como os outros deputados presentes. “É possível, depois, chamar o Semesp de novo”, disse.

Na reunião da CPI, a segunda do órgão, ainda prevaleceu o clima de “falta de objeto” à apuração, ou seja, não se sabe direito qual será o foco dos deputados. Segundo o presidente da comissão, Celso Giglio (PSDB), existem “sugestões” para se ouvir representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Fapesp, CNPQ, Capes, além dos professores José Goldemberg e Eunice Durham.

Fonte: Sinpro

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=