Lei 10.639/03 – Escolas não cumprem lei que prevê a história negra no currículo escolar

Pais podem exigir que o conteúdo previsto em lei seja implantando; saiba como. 

iStockphoto

Em 2013 completou 10 anos que a Lei n.º 10.639/2003 foi sancionada, determinando que a história e a cultura afro-brasileira e africana fizessem parte da grade curricular das escolas. Apesar de ser uma lei, a regra ainda não foi aplica em muitas instituições de ensino. Uma brecha é não ter fixado um prazo para aplicação e um dos principais motivos é a falta de qualificação dos professores para ensinar o conteúdo. No entanto, no Plano Nacional de Implementação há uma determinação entre outras metas para até o ano de 2015.

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, os conteúdos já fazem parte do currículo oficial da rede estadual de ensino e são desenvolvidos nas escolas por meio de materiais de apoio.

Somente na capital paulista, mais de 4 milhões de pessoas são negras, o que corresponde a 37,04 da população. De acordo com esses dados [Censo 2010 ], o conteúdo contaria a histórias afro-brasileira de grande partes dos seus descendentes.

As escolas devem se adequar e incluir o teor nas disciplinas correspondentes, como história e artes. Para os pais que pretendem exigir a participação da escola na lei, o mais indicado é a participação no Conselho Escolar, onde poderá opinar nos projetos.

Fazer reclamações no Portal do MEC e nas secretarias de ensino também podem ajudar a despertar uma maior atenção.

Existem também algumas instituições que apoiam a causa e oferecem ferramentas para acrescentar o conhecimento da história e da cultura afro-brasileira e africana. A http://www.palmares.gov.br Fundação Cultural Palmares apoia a publicação de livros, disponibiliza o acervo físico e digital para pesquisas e promove debates com professores. Em São Paulo, está localizado no Parque do Ibirapuera o Museu Afro Brasil. O espaço visa preservar, celebrar e contar a história da cultura negra, por meio das artes.

Concurso de Plano de Aula – Aplicando a lei 10.639/2003

Fonte: TV Cultura

+ sobre o tema

Lei 10.639/2003

Foto @DRE0316 LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem...

As Religiões de Matriz Africana e a Escola Apostila (1)

Nossa contribuição começa quando analisamos o mapa da diáspora...

Projeto abraço promove integração étnico-racial nas escolas

O preconceito racial foi apontado, numa pesquisa divulgada em...

para lembrar

Colocando conceitos em jogo

Intelectual público, o filósofo e professor da UFRRJ, Renato...
spot_imgspot_img

Geledés e Alana lançam pesquisa sobre municípios que colocam a Lei 10.639/03 em prática

Em Diadema (SP), após um ano de implementação da Lei 10.639/03, que há 20 anos alterou a LDB e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e...

Ensino de história negra não é cumprido, dizem debatedores

As redes de educação não cumprem satisfatoriamente a obrigação, estabelecida pela Lei 10.639, de 2003, de ensinar sobre a história e a cultura afro-brasileiras....

Ação Educativa lança edital para selo comemorativo de 20 anos da lei 10.639

A Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, associação civil sem fins lucrativos, está com inscrições abertas para o Edital do concurso do Selo Comemorativo de 20 anos...
-+=