Lewis Hamilton é homenageado pela Câmara e recebe título de cidadão honorário brasileiro

Honraria foi dada após o piloto de Fórmula 1 ter feito homenagem a Ayrton Senna no GP de Interlagos em 2021. 'Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês', disse Hamilton durante a solenidade.

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton participou nesta segunda-feira (7) de uma sessão solene para receber o título de cidadão honorário brasileiro. O inglês heptacampeão mundial está no país para a disputa do Grande Prêmio de Interlagos, que acontece no final de semana.

“É uma grande honra receber esse título, hoje. Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil”, afirmou o piloto.

O projeto que concedeu a honraria a Hamilton foi aprovado em junho deste ano pela Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). O relator da resolução foi o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Na justificativa para concessão do título, Figueiredo citou a relação próxima que o piloto mantém com o Brasil, além de uma homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de São Paulo, em 2021.

Na ocasião, o inglês usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo depois de vencer a corrida.

Por se tratar de resolução, o texto não precisou ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão.

Na solenidade desta segunda, Hamilton voltou a homenagear Senna e o chamou de herói.

“Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna.”

O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que o piloto se tornou um ídolo de todos os brasileiros.

“O povo brasileiro acolheu a Hamilton como ídolo e como um dos seus, enquanto o grande campeão de Fórmula 1 acolheu o Brasil como pátria de coração”, disse Lira.

Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro na Câmara — Foto: Beatriz Borges/g1

A embaixada britânica divulgou nota afirmando que a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkin, acompanhou de perto a tramitação do projeto no Congresso e que é uma “homenagem merecida”.

“A concessão do título de cidadão brasileiro a Sir Lewis Hamilton nos deixa muito felizes. Ele ama o Brasil, e os brasileiros o admiram não apenas como um atleta de sucesso, mas como uma pessoa que defende causas importantes e que usa sua posição para lutar por um mundo melhor e mais inclusivo”, escreveu Melanie Hopkin.

+ sobre o tema

Luta por terra é apontada entre violências contra negras no Brasil

Isabela da Cruz cresceu no Quilombo Invernada Paiol de...

A cultura como ferramenta de resistência negra no Brasil

A história dos negros no Brasil mostra o quanto...

Morre rapper Dumdum, integrante do grupo Facção Central, aos 54 anos

O rapper Dumdum, integrante do Facção Central - um dos...

para lembrar

Jaden Smith diz se sentir honrado de ser chamado de louco

Jaden Smith, o filho de Will Smith e Jada...

Aláfia, para além da “África teórica”

Por Igor Carvalho,Uma banda que carrega em sua música...
spot_imgspot_img

O interior paulista e o ativismo negro: sobre o Festival Grito Cultural de Hortolândia – SP

No ano de 2025, o Instituto Doné Eleonora, localizado em Hortolândia - SP, inspirou-se na COP30, que será sediada em nosso país, em ecologias...

Sesc tem festival gratuito que celebra cultura negra

Entre os dias 10 e 15 de junho, acontece o Festival Sesc Culturas Negras que, com entrada gratuita, oferece apresentações musicais e teatrais, oficinas e rodas...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.