Lewis Hamilton receberá título de cidadão honorário em Brasília, diz Câmara

Enviado por / FonteCNN, por Luciana Amaral

A iniciativa foi tomada após o piloto vencer o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 do ano passado e repetir gesto de Ayrton Senna ao dar volta com a bandeira do Brasil nas mãos.

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton vai receber o título de cidadão honorário do Brasil em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados. Segundo a Casa, Hamilton confirmou presença para o evento na próxima segunda-feira (7), às 16h.

A Câmara promulgou resolução que concede ao inglês da Mercedes o título de cidadão honorário do Brasil em 9 de junho deste ano. A proposta da homenagem foi apresentada pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) em novembro do ano passado e foi aprovada pelo plenário da Casa no mesmo dia em que foi promulgada.

A iniciativa foi tomada após Lewis Hamilton vencer o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 do ano passado, no autódromo de Interlagos, na capital paulista, e repetir gesto de Ayrton Senna ao dar volta com a bandeira do Brasil nas mãos.

“Infelizmente, o Brasil dos últimos anos, assolado por uma crise prolongada, em luto pela perda de centenas de milhares de vidas em virtude do surto de covid-19, tem poucos motivos para celebrar o orgulho nacional. Por isso o gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro. Nossas cores e nossa bandeira nos unem e nos representam para o mundo. Somos a nação do verde e amarelo, independentemente de nossas divergências e de nossa diversidade”, escreveu Figueiredo na justificativa para a homenagem.

Quando a honraria foi aprovada, Hamilton publicou uma foto dele enrolado na Bandeira Nacional com a legenda: “Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”.

Hamilton foi vice-campeão da F1 em 2021 após ferrenha disputa com Max Verstappen até a última corrida do calendário, em Abu Dhabi, que contou com polêmicas relativas a atitudes da direção de prova na derradeira volta.

Neste ano, Hamilton está em quinto lugar no campeonato, com 261 pontos, atrás de Max Verstappen, Sergio Perez, Charles Leclerc e George Russell, seu companheiro de equipe.

Hamilton estará no Brasil na semana que vem para o próximo Grande Prêmio de São Paulo, que acontecerá entre 11 e 13 de novembro.

+ sobre o tema

Conheça Nyadak Duckie Thot uma modelo que parece a Barbie

A internet está enlouquecida com a modelo Nyadak Duckie...

Chega de regras: essas modelos estão desafiando padrões de beleza

Os padrões de beleza são cada vez mais desafiados. Ainda bem!...

O racismo está no centro de todas as questões

A diretora Kathryn Bigelow especializou-se em criar filmes de...

para lembrar

Lewis Hamilton revela plano de se aposentar antes dos 40 anos

O tempo passa para todos, mesmo para as grandes...

Chadwick Boseman ganha Emmy póstumo por dublagem de Pantera Negra em ‘What if…?’

Chadwick Boseman ganhou um Emmy póstumo, o primeiro de...

As velhas vozes do racismo

Uma fala do grande piloto de Fórmula 1 Lewis...
spot_imgspot_img

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2005 por “Hotel Ruanda”, mas ele não está muito interessado em comparecer à cerimônia. “Você...

Lewis Hamilton deixa Mercedes e será piloto da Ferrari a partir de 2025

A parceria entre Lewis Hamilton e Mercedes oficialmente chegou ao fim. Nesta quinta-feira, a equipe alemã anunciou a saída do piloto britânico ao fim...

Dentista pós-graduada pela USP é eleita a “Melhor Dentista do Mundo” por ONG de SP

O final do ano de 2023 foi marcado por uma bela conquista para a dentista Paula Regina Ávila, residente em Uberaba, Minas Gerais. Com...
-+=